Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

arte

2ª Bienal do Barro promove atividades gratuitas em Caruaru

Publicado em: 16/10/2019 17:18

A bienal atua em um movimento de resgate do barro, como símbolo cultural da região. Foto: Divulgação
Com o tema Nem tudo o que se molda é barro, a Bienal do Barro, realizada em Caruaru, chega a 2ª edição nesta quinta (17) e segue até o dia 15 de novembro. A mostra tem curadoria de Márcio Harum e reunirá 19 artistas de todo Brasil no Galpão da Fábrica Caroá e no Sesc Caruaru. A abertura será nesta quinta-feira às 18h, com performance inédita de Flávia Pinheiro. A programação conta também com o Programa Educativo, com rodas de conversas semanais, tour com mediadores culturais e entrega de kits educacionais para estudantes.

A bienal que teve sua primeira edição em 2014, atua em um movimento de resgate do barro, como símbolo cultural da região. "O intuito é gerar novas plataformas de produção artística, em uma região como o Agreste pernambucano, até então, fora do circuito da arte, cuja tradição e a produção de sentido se constituem através do barro e que vem sofrendo com a falta de políticas culturais, incentivo e fomento de outras linhas de ação para a preservação do patrimônio cultural”, explica o idealizador Carlos Mélo.

O curador da bienal Márcio Harum destaca que a intenção é perpetuar o evento pelos próximos anos para que a discussão sobre a produção artística do Agreste não se acabe. “O visitante fará um mergulho em espaços históricos como o pavilhão da Fábrica Caroá, um galpão da década de 1930, que já foi uma grande potência econômica para a cidade”, destaca.

SERVIÇO
2ª Bienal do Barro do Brasil
Quando: 17 de outubro a 15 de novembro (de terça à domingo), das 9h às 17h
Onde: Fábrica Caroá (Praça Coronel José de Vasconcelos, 100, Caruaru)
Quanto: acesso gratuito
Programação: Toda quinta-feira as 15h, haverá rodas de conversas com convidados sobre arte e a bienal – sexta-feira curso semente – sábado atividades artísticas de atelier – terça a domingo visitação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco