Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Ará Omim

'O Povo das Águas' dá início às oficinas gratuitas na Casa da Cultura neste sábado

Publicado em: 12/09/2019 19:00 | Atualizado em: 14/09/2019 21:43

Foto: Divulgação
A cultura afro é bastante presente em Pernambuco. Ao contrário do que muitos pensam, de existem atividades durante todo o ano, de promoção, formação e difusão da identidade negra. Na Casa da Cultura, por exemplo, o projeto “O povo das Águas” tem movimentado mensalmente as tardes com muita música, dança e apresentações culturais. Neste sábado (14) acontece a abertura das oficinas gratuitas de dança e percussão, além de shows abertos ao público. 

O projeto “O Povo das Águas”  teve início no dia 17 de agosto. Ele é realizado pelo Afoxé Ará Omim, do bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife e conta com incentivo do Funcultura. O objetivo da iniciativa é dar visibilidade às ações que acontecem nas comunidades e promover o intercâmbio cultural entre os grupos populares da Região Metropolitana. “Estamos levando um grupo da periferia até o centro da cidade, mostrando a importância do trabalho e buscando aproximar as pessoas da nossa comunidade", conta Lourival Santos, presidente da instituição. O grupo tem articulação com escolas da rede pública e movimentos sociais, como o Fórum LGBT e a Gerência de Dança. 

As oficinas serão conduzidas pelo produtor cultural, bailarino e percussionista Lourival Santos; e pelo percussionista Maycon Ferreira. Ambos possuem anos de experiência e atuação no movimento dos Afoxés de Pernambuco. As atividades começam às 14h e acontecerão simultaneamente. As pessoas que quiserem participar, podem se inscrever no local ou via sympla, através dos links https://bit.ly/2lWt7J5, (percussão) e https://bit.ly/2lWt7J5  (dança). Após as atividades, o Afoxé Ará Omim (anfitrião) irá receber o Maracatu Raízes de Pai Adão, do bairro de Água Fria, também da Zona Norte.  Juntos, eles irão convidar o grande público para cantar músicas populares da cultura africana em Pernambuco. 

Confira a programação 

14/09 (sábado) 
14h - Oficina de Dança com Lourival Santos (Concha/ Anfiteatro Nelson Ferreira)
14h - Oficina de Percussão com Maycon Ferreira (Estacionamento)
15h -  Afoxé Ará Omim (Concha/ Anfiteatro Nelson Ferreira)
16h - Maracatu Raízes de Pai Adão - Área externa: Concha/ Anfiteatro Nelson Ferreira

Serviço 
Projeto Povo das Águas na Casa da Cultura 
Quando: 14 de setembro de 2019. 
Horário: 14h 
Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/nº – Santo Antonio. 
Informações: 81 9 8425-0166

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco