Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

MECABrennand: Tulipa Ruiz, Romero Ferro, Mombojó e mais. Confira todos detalhes do festival

Publicado em: 09/09/2019 18:52 | Atualizado em: 09/09/2019 23:41

Tulipa Ruiz, Romero Ferro e Mombojó. Fotos: Tulipa Ruiz, Tomas Alcar e Luan Cardoso/Divulgação

Tulipa Ruiz, Romero Ferro, Mombojó, Noporn, Shevchenko & Elloco e 9K são alguns destaques da programação da segunda edição do MECABrennand, realizada no Oficina Cerâmica Francisco Brennand, na Zona Oeste do Recife. O evento também contará com DJs sets, performances e imersão em cultura e criatividade. Além da parte musical, rodas de diálogo compõem a programação diurna com Luiz Arruda (WGSN Mindset), o indígena Anápuáka Tupinambá (criador da Rádio Yandê e do YBY Festival) e Carlo Pereira (Secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU). 

Entre os talks, um dos destaques é o painel Pernambuco é pop – Como os memes, o cinema e a música pernambucana dão identidade para a cultura do Brasil?, que conta com a participação de Ana Garcia (diretora e fundadora do No Ar Coquetel Molotov), China (músico), Aslan Cabral (artista visual e pesquisador livre em arte digital e capital viral) e Amanda Mansur (doutora em Comunicação e professora do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE). A mediação é de Cleu Oliver (Gerente de Planejamento Criativo do MECA).

SHOWS
Depois de apresentar destaques da música contemporânea como Letrux, Duda Beat, Mundo Livre e Windy City Classics na primeira edição, agora a cantora e compositora Tulipa Ruiz sobe ao palco principal do festival em Recife para se apresentar junto a banda Pipoca das Galáxias, em turnê que celebra seus quatro álbuns: Efêmera (2010), Tudo Tanto (2012), Dancê (2015) e Tu (2017).

Romero Ferro apresentará pela primeira vez no Recife o show de seu novo disco, intitulado Ferro. O segundo álbum da carreira tem produção musical de Leo D e a direção artística de Patricktor4 (que também faz parte da programação do MECABrennand como DJ). Além das canções já lançadas como Pra Te Conquistar, Acabar com a Brincadeira e Corpo em Brasa, parceria com Duda Beat, as demais faixas do álbum também fazem parte do setlist, entre elas uma música com o paraense Felipe Cordeiro e outro pernambucano Otto.

De acordo com a assessoria de imprensa do festival, a equipe MECA foi pra Recife descobrir o que não saía do ouvido da galera e a resposta foi: Shevchenko & Elloco, dupla de bregafunk que já completou dez anos de carreira e hoje vive seu auge com o sucesso de faixas como Tome Empurradão, Chapuletei e Gera Bactéria. Ainda imerso no clima local, o duo de DJs do 9K - composto por HTTP e Ojuara - injeta músicas bregafunk do cenário underground de Recife no setlist do Brennand.

Também confirmado, está Mombojó que depois de 15 anos sem um disco de inéditas se prepara para um novo lançamento neste segundo semestre do ano. O show intitulado MMBJ12 passa por todos os sucessos da carreira, além do novo single Tudo Vai Mudar, um prelúdio do novo momento do quinteto com 18 anos de estrada. Noporn completa as atrações musicais com poesia eletrônica para dançar.  A dupla se apresenta com seu segundo disco Boca, nome que também é dado pro show denso e insinuante dos carioca.

DJs
Um time de DJs também faz parte da programação e se apresenta no Side Stage desde o momento de abertura até o final do festival, esquentando a pista para os shows. Roger Weekes (Inglaterra), DJ de Londres que reside em São Paulo e atualmente é chamado  de "disco man", garante set do jazz ao house com uma mistura de músicas do sul de Londres. Jay West (Argentina), curador e produtor com uma carreira de 15 anos, tem um estilo único e respeitado e seu set é repleto de diversos gêneros como o soul, disco e funk vibes.

Iury Andrew, atualmente é o DJ residente da festa Batekoo REC e Pink Lemonade e vai do afro-house ao brega-funk, dialogando com o pop e a black music JV, o responsável por dar um novo gás no circuito de música do Recife, com o Coletivo Revérse, onde leva a cada palco um set diferente e único que flui entre diferentes estilos de música Libra, produtora e DJ de música eletrônica de destaque na cena de Recife, além de diretora do curta Frervo. Patricktor4, DJ e produtor baiano, criador do Baile Tropical e especialista em reconectar sonoridades tradicionais a novas texturas urbanas. 

Pra completar, uma dupla residentes do MECA, Dimas Henkes e Cleu Oliver, também faz parte do time representando a equipe nas picapes com brasilidades, disco, R&B e pop dançantes. 

Confira a grade completa

Palco Principal (Main Stage)
18h Patricktør4
20h Romero Ferro
21h30 Noporn
23h Mombojó
00h30 Tulipa Ruiz
02h Shevchenko & Elloco
03h 9k

Pista Eletrônica (Side Stage)
14h Cleu Oliver + Dimas Henkes
15h Nadejda
17h Iury Andrew
19h JV (Revérse)
21h Lucio Morais
23h Roger Weekes (UK)
01h Jay West (ARG)
03h Libra

Programação diurna

14h30 Música indígena contemporânea: uma riqueza ancestral do Brasil com Anapuàka Muniz Tupinambá Hã-hã-hãe / (cofundador da Rádio Yandê e do Festival de Música Indígena YBY)

15h Por uma vida mais sustentável na Terra até 2030 com Carlo Pereira (secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU)
15h40 O que os movimentos culturais sinalizam para 2020?, com Luiz Arruda (head da WGSN Mindset na América Latina)

16h30 Sofia Freire (Pocket Show #NoArMolotovNoMECA)

17h Painel Pernambuco é pop – Como os memes, o cinema e a música pernambucana dão identidade para a cultura do Brasil? com Ana Garcia (diretora e fundadora do No Ar Coquetel Molotov), China (músico), Aslan Cabral (artista visual e pesquisador livre em arte digital e capital viral) e Amanda Mansur (doutora em Comunicação e professora do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE), com mediação de Cleu Oliver (Gerente de Planejamento Criativo do MECA).

SERVIÇO
MECABrennand
Onde: Oficina Brennand (Rua Diogo de Vasconcelos, S/N, Várzea)
Quando: neste sábado (14), das 15h às 6h
Quanto: R$ 160 e R$ 80 (meia), à venda no Ingresse. É possível comprar pulseiras para usar os transfers, saindo da Praça do Derby e do Grande Mercure Boa Viagem.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco