Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Mobilização

Grupo realiza protesto contra o cancelamento do espetáculo Abrazo

Publicado em: 15/09/2019 12:05 | Atualizado em: 15/09/2019 12:12

Foto: Reprodução/Facebook
Dezenas de pessoas protestaram , nesse sábado (14), contra o cancelamento do espetáculo Abrazo, do grupo Clowns de Shakespeare (RN). De branco, com balões de encher e batuques nas mãos, os artistas e incentivadores se reuniram na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, e seguiram em caminhada até o prédio da Caixa Cultural, próximo ao Marco Zero.

O grupo entoou frases de protesto, como "Censura Nunca Mais" e "Arte Livre", depois saíram em caminhada para o Teatro Apolo, onde aconteceu uma apresentação do espetáculo. Uma nota, assinada pelo Movimento de Teatro Batendo Peixe na Coxia, foi lida pelo ator Paulo Pontes. O texto critica a falta de clareza da Caixa Cultural quanto ao motivo da quebra de contrato, argumento utilizado para cancelar as apresentações. O espetáculo no Teatro Apolo, que aconteceu no início da noite, foi para 275 pessoas. 

"Foi pelos Clowns de Shakespeare e pela Censura da Caixa Cultural ao espetáculo Abrazo que invocamos nossos Lungas, nossos Pacotes, que recolhemos nossas armas anacrônicas de nossos museus pessoais e fomos pra luta. É uma espécie de genocídio esse que os povos de teatro enfrentam há muitos anos. Agora se unem uma meia dúzia de caçadores, de neocruzados da fé e da moralidade, para atacar nossos corpos, nossa cidade-palco, para tripudiar de nossas vulnerabilidades: vidas que não valem nada, existências inferiores, os que não contam. Não sabem eles da força da nossa Bacurau", publicou o diretor teatral Rodrigo Dourado, que participou do ato, fazendo uma referência à história do Filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho.
 
Saiba Mais


Entenda
Livremente inspirado em O Livro dos Abraços, do uruguaio Eduardo Galeano, com roteiro dramatúrgico de César Ferrario e direção de Marco França, a obra convida os espectadores à jornada de um menino que vive em um país onde não é permitido que as pessoas se abraçarem ou demonstrarem qualquer afeto uns com os outros. A peça faz parte da Trilogia Latino Americana dos Clowns, que conta ainda com os espetáculos Nuestra Senhora de las Nuvens e Dois Amores y um Bicho.

A nova temporada no Recife, com oito apresentações na Caixa Cultural, estava prevista para acontecer nos dias 07, 08 e 14 e 15 de setembro, porém foi cancelada. Logo após a primeira sessão, no entanto, o grupo foi informado que as demais apresentações haviam sido canceladas.

Através de nota enviada para o Diario, a Caixa Cultural informou que houve um descumprimento contratual. "O contrato com o Clowns de Shakespeare foi rescindido, conforme comunicado ao Grupo nesta data. Os valores estão sendo restituídos diretamente na bilheteria, desde sábado (7), mediante apresentação do ingresso". Já o grupo responsável pela apresentação alega que houve censura. 

O grupo de teatro Clowns de Shakeaspeare (RN) informou, nessa quinta-feira (12), sobre a abertura de um processo judicial apresentando um pedido de tutela antecipada em caráter antecedente, junto à 2ª Vara Federal da Justiça Federal de Pernambuco. Em publicação nas redes sociais, o grupo reafirma a censura.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco