Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Dia Nacional do Frevo ganha programação gratuita no Recife

Publicado em: 13/09/2019 09:10

Essa sexta-feira (13), o Paço do Frevo, na Rua da Guia, realiza uma edição especial da Hora do frevo, com a participação do Quinteto Arraial, a partir do meio dia. Foto: Andrea Rego Barros/Divulgação

O frevo, ritmo criado em Pernambuco, é celebrado em todo Brasil no dia 14 de setembro. Essa sexta-feira (13), o Paço do Frevo, na Rua da Guia, realiza uma edição especial da Hora do frevo, com a participação do Quinteto Arraial, a partir do meio dia. A Hora do frevo, que tem como objetivo subverter com cultura a correria do dia a dia e encher de conteúdo e festa o horário livre para almoço, tem 45 minutos de duração, é gratuita e aberta ao público.

 

O Quinteto Arraial é formado pelos músicos Paulo Nascimento, Gilda Alves, Fábio César, Romero Bonfim e Parrô Melo. Os dois últimos assinam a música Primeiro de Maio, classificada em primeiro lugar na categoria Frevo Livre Instrumental – Autoral no Festival Nacional do Frevo do ano passado. Parrô também é compositor da música Adriana no Frevo e Cia, terceira colocada da categoria Frevo de Rua em 2018.

 

Continuando as celebrações, no próximo dia 20 de setembro, se encerram as inscrições para o Festival Nacional do Frevo, iniciativa da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que pretende assegurar novos refrões e melodias ao gênero musical patrimônio imaterial de Pernambuco. Ao todo, serão distribuídos R$ 104 mil entre os vencedores, para fomentar a cadeia produtiva do Frevo e garantir que os clarins possam soar além do reinado de Momo, perpetuando-se tradição viva e vivida ao longo de todo o ano na capital pernambucana.

 

“É muito nobre a função do Festival, de fomentar a cultura, abrilhantando e renovando o frevo, a partir da revelação de novos compositores, novos arranjadores e novos cantores. O Festival confirma o esforço e o cuidado da Prefeitura para que o frevo siga vivo e para que nossos filhos sigam cultivando essa cultura, que é recifense na essência”, explica Parrô, músico do Quinteto Arraial.

 

As inscrições estarão abertas até o próximo dia 20 de setembro, num processo todo online, no site: http://festivalnacionaldofrevo.recife.pe.gov.br. 

 

SERVIÇO

Hora do Frevo

Onde: Paço do Frevo, Rua da Guia, Recife Antigo

Quando: Sexta-feira (13), às 12h

Quanto: Gratuito

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco