Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Mangue

Terça Negra faz homenagem ao manguebeat com shows no Recife

Publicado em: 20/08/2019 11:04

Terça Negra é um evento que é realizado há 19 anos no Pátio de São Pedro. Foto: Bruno Campos/Divulgação
A geração manguebeat, que ficou marcada por meio de bandas como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, reacendeu a chama da cultura local. A Terça Negra deste mês de agosto homenageia o movimento que voltou os olhares do mundo para Pernambuco e que seu legado ainda reverbera pela cultura local. Na noite desta terça (20), no Pátio de São Pedro, a partir das 19h, se apresentam os grupos Okado do Canal, Ó tem som de U?, Etnia e Plugins.
 
Entre as atrações está o rapper Okado do Canal. Nome de peso da cena hiphop local, o músico com mais de quinze anos de estrada já se apresentou em Londres, no Festival Freedom for Creativity Prize, e em Viena, em 2009. Este ano, ele participou da cerimônia de abertura do Carnaval do Recife. Outro grupo que se apresentará é o Ó tem som de U?. O grupo inicialmente era chamado de Geração Mangue e depois de um hiato voltou em 2017 com o atual nome. O repertório é formado apenas por músicas autorais, com ampla influência do manguebeat.
 
Contemporâneos ao movimento manguebeat, a banda Etnia nasceu no bairro de Peixinhos em Olinda, no auge do Manguebeat. O grupo foi criado por Canhoto, ex-integrante da Banda Chico Science & Nação Zumbi. Hoje é liderada por Fekinho, que além de cantor e compositor, também é produtor cultural, executivo e fonográfico. A Pluguins é a banda que fecha as apresentações, com um turbilhão de referências energéticas do rap, numetal e hardcore. Resistência, seu primeiro disco, foi lançado em 2009 e já conta com dois sucessores, Quem é de verdade (2011) e O ontem já passou (2016). 
  
Terça Negra é um evento que é realizado há 19 anos no Pátio de São Pedro, que tem como objetivo celebrar a representatividade e a participação cultural da população negra do Recife. O evento, gratuito e aberto ao público, tem realização do MNU (Movimento Negro Unificado), com apoio da Prefeitura do Recife, por meio do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, mantido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.
 
SERVIÇO
Terça Negra - Homenagem ao Manguebeat
Quando: Terça-feira (20), a partir das 19h
Onde: Pátio de São Pedro, Bairro de Santo Antônio
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco