Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Cinema

Projeto Outras Palavras promove cultura, educação e cidadania no Cinema São Luiz

Publicado em: 22/08/2019 19:25

DJ Big. Foto: Foto Costa Neto/Divulgação

O projeto Outras Palavras retoma suas atividades nesta sexta-feira (23), seguindo até dezembro em diferentes municípios de Pernambuco. A iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco, em parceria com pasta de Educação, propõe reunir cultura, educação e cidadania. Voltado para estudantes da rede pública estadual de ensino, o programa já atingiu 615 escolas do Estado, beneficiou 18456 estudantes e distribuiu 6514 livros nas bibliotecas por onde passou. O evento de abertura da nova temporada será no Cinema São Luiz, a partir das 9h, e contará com roda de conversa com o escritor Sidney Rocha, ganhador do Prêmio Jabuti, aula espetáculo com o DJ Big (Ponto de Cultura Eco da Periferia/Grupo Pé no Chão) e batalha de MCs.

Mantendo a literatura como centro das ações, o projeto tem o objetivo integrar várias linguagens artísticas e proporcionar acesso à cultura aos jovens que estudam nas escolas da rede pública estadual de ensino. Entre 2015 a 2018, dezenas de artistas e escritores foram até as escolas para dialogar com os alunos e aproximá-los das manifestações artísticas de Pernambuco.

O DJ Big, também produtor e instrutor no Pé no Chão - entidade que desenvolve atividades educativas, culturais e artísticas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social - vai abordar os conceitos de paz e respeito em suas participações no projeto.

O balanço das ações, divulgado no final do ano passado, mostra que foram realizados mais de cem atividades, incluindo oficinas, espetáculos de teatro, ópera, visitas guiadas a exposições, ações em parceria com o Programa Mãe Coruja, exibição de filmes e participações em eventos, literários.

"O Outras Palavras é um projeto já consolidado no ambiente escolar, sempre deixando estudantes e educadores felizes com a sua chegada. Os nossos artistas também se revigoram no contato com esse público. É um dos mais sérios e efetivos projetos de cultura e educação que conheço. Para a edição 2019, o que queremos é honrar a continuidade de um modelo já testado e aprovado, contribuindo com sua consolidação e evolução", afirma Andréa Mota, coordenadora do projeto.

AGENDA DE ATIVIDADES
27/8 AMARAJI – EREM Antônio Alves de Araújo
29/8 RECIFE – EREM Nóbrega
11/9 IGARASSU – IFPE
17/9 JOÃO ALFREDO – Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar
25/9 BARREIROS – EREM Central

SERVIÇO
Edição de abertura do projeto Outras Palavras, com participação de Sidney Rocha e DJ Big
Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 - Boa Vista, Recife - PE)
Quando: 23 de agosto (sexta-feira), às 9h
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco