Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Folia

Galo da Madrugada aposta em sustentabilidade para o Carnaval 2020

Publicado em: 21/08/2019 21:13

O Galo da Madrugada 2020 irá abraçar a responsabilidade socioambiental com o selo sustentável: Eu me manifesto pelo planeta. O selo foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (21) e chega com o objetivo de conectar a folia do carnaval pernambucano com a vontade de transformar a sociedade e o mundo.

Para o presidente do Galo, Rômulo Meneses, a cultura e a música têm a força para mobilizar as pessoas em busca um mundo mais sustentável. O manifesto surgiu da necessidade de colocar em prática ações que ajudem a minimizar os impactos negativos do homem no planeta. “Vamos levantar a bandeira da sustentabilidade e agregar ainda mais propósito à existência desse personagem-movimento tão importante e, a manifestação que já se manifestou para promover apenas alegria, a partir de agora se manifestará para promover alegria e transformação”, reforça Rômulo. 

O plano de sustentabilidade do Galo da Madrugada será coordenado por Sérgio Xavier, ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco e criador da plataforma Circularis – app que ensina a separar lixo reciclável, orienta a gestão de resíduos, divulga produtos sustentáveis e facilita a coleta seletiva – em parceria com representantes de órgãos públicos, empresas e ONGs. 

A expectativa é que o Plano de Gestão e Sustentabilidade do Galo da Madrugada seja lançado até dezembro.  O projeto apresentará todo o mapeamento dos impactos negativos e plano de execução com as metas e resultados para potencializar o compromisso do Galo com o meio ambiente. 

Tema

Em sua 43° edição, o Galo da Madrugada vai homenagear a literatura de cordel e a xilogravura no carnaval de 2020. ''Xilogravuras no Cordel do Frevo'' foi o tema escolhido para o desfile da agremiação, que toma as ruas do Recife no Sábado de Zé Pereira. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, na sede do bloco, no bairro de São José, área central da cidade. 

Foi pensando na valorização da cultura popular do estado que o artista J. Borges foi convidado para representar o tema no desfile. O cordelista  e xilografista de Bezerros assina a matriz xilográfica criada em junho deste ano e que vai estampar a logomarca do Galo em 2020. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco