Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CARNAVAL

Desfile do Galo da Madrugada vai homenagear cordel e xilogravura em 2020

Publicado em: 21/08/2019 12:53 | Atualizado em: 21/08/2019 13:56

Foto: Joyce Lacerda/Esp.DP
Em sua 43° edição, o Galo da Madrugada vai homenagear a literatura de cordel e a xilogravura no carnaval de 2020. ''Xilogravuras no Cordel do Frevo'' foi o tema escolhido para o desfile da agremiação, que toma as ruas do Recife no Sábado de Zé Pereira. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, na sede do bloco, no bairro de São José, área central da cidade.
 
Rômulo Meneses, presidente do Galo, conta que a escolha do tema foi uma forma de lembrar dessas tradições que, muitas vezes, acabam sendo esquecidas nos centros urbanos.

''Vimos que esse era um tema cheio de riquezas e criatividade e achamos que era o momento de dar um impulso nessas duas artes tão forte no Nordeste e, principalmente, em Pernambuco. A gente espera estar contribuindo para fortalecer essa cultura'', afirmou o presidente.

Foi pensando na valorização da cultura popular do estado que o artista J. Borges foi convidado para representar o tema no desfile. O cordelista  e xilografista de Bezerros assina a matriz xilográfica criada em junho deste ano e que vai estampar a logomarca do Galo em 2020. 

''Pra mim é uma satisfação enorme representar o Galo e fazer com que o desfile seja mais alegre. Eu estou ajudando o Galo e o Galo está me ajudando, agradeço essa integração e vou fazer o possível para agradar a todos que vão participar e assistir o desfile'', disse o artista durante o anúncio.
 
J. Borges será o primeiro artista a receber uma nova homenagem do galo, que será entregue a partir da próxima edição. O Selo Guardião Gigante da Cultura, também anunciado hoje, será uma das novas diretrizes do Galo que a cada ano vai prestar uma homenagem a manifestações e figuras importantes na cultura de Pernambuco. 

Sustentabilidade 

A agremiação também vai lançar o Selo Sustentável, em parceria com uma rede de serviços de inovação, contribuindo com a economia circular e firmando compromisso do bloco em defesa do meio ambiente. Até dezembro deste ano um plano de gestão que integra o selo será divulgado. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco