Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Cine PE 2019: Drica Moraes e Renato Góes usam espaço para criticar governo federal

Publicado em: 04/08/2019 10:59 | Atualizado em: 04/08/2019 13:43

Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação

Com os recentes ataques ao cinema nacional, já era de se imaginar que o Cine PE, realizado no Cinema São Luiz, Centro do Recife, ia ser palco de inúmeras mensagens de resiliência e protesto. Não houve, na noite deste sábado (3), um representante de um filme que não tenha criticado o desejo do chefe do Executivo de extinguir a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Drica Moraes, que foi homenageada do festival e recebeu nesta noite o troféu Calunga de Ouro, maior honraria do festival, encerrou seu discurso de agradecimento falando sobre o atual cenário político do país.

“O governo trabalha incessantemente no incentivo de descredibilizar e demonizar qualquer atividade ligada à cultura e arte, de modo geral, mas nós também podemos dizer que iremos continuar a fazer os nossos filmes”, disparou a carioca, que foi largamente aplaudida pelo público.

Renato Góes, presente no evento para o lançamento de seu novo filme O Corpo é Nosso!, da carioca Theresa Jessouroun, também fez uma crítica ferrenha à política atual. “Eu quero agradecer ao festival, porque qualquer iniciativa de cultura, hoje, é resistência! Eu espero que a gente não desista, que a gente não perca a força e a vontade. Não vamos confundir educação, religião e cultura com política”.

Foto: Felipe Souto Maior/Divulgação

Góes, que é pernambucano e recebeu o Calunga de Melhor Ator Coadjuvante em 2016 pelo seu papel em Por Trás do Céu, de Caio Sóh, foi igualmente ovacionado pela plateia, que por mais uma noite lotou o Cinema São Luiz. Jessouroun, diretora do longa, também expressou sua opinião sobre o assunto e deu uma breve aula sobre o fundo setorial. “Fazer arte é um ato político”, protestou a cineasta. 

Guilherme Folly, diretor do documentário em curta-metragem Pogrom também arrancou aplausos do público. “Meu filme tenta analisar os últimos acontecimentos do país, principalmente os de 2018, as eleições presidenciais, para tentar entender o que faz a sociedade civil brasileira e seus políticos reverberarem discursos autoritários, fascistas e tão desumanos”, explicou o cineasta.

FESTIVAL

Pogrom foi o último curta exibido durante a 23ª edição do Cine PE, que anuncia na noite deste domingo (4) os vencedores em todas as categorias concorrentes das mostras competitivas de curtas-metragens pernambucanos e nacionais, além de longas-metragens. A cerimônia de premiação começa às 19h30, no Cinema São Luiz. As entradas são gratuitas.

Com informações da assessoria de imprensa do Cine PE
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco