Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Festival

Cepe promove atividades no Festival de Cinema de Triunfo

Publicado em: 05/08/2019 10:23

A tenda funcionará como espaço de debate e convivência. Foto: Verner Brenan/Divulgação

Cinema e literatura entram em diálogo na Tenda Literária Cepe. Trata-se de um espaço de debate e convivência idealizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A tenda foi montada no Festival de Cinema de Triunfo, de é realizado da segunda-feira (5) até o sábado (10), na cidadedo Sertão do Pajeú. Sempre entre as sessões do festival, das 18h às 19h, abre o espaço debatendo temas ligados ao cinema, no Theatro Cinema Guarani.

 

A produtora de cinema e cientista política Emilie Lesclaux está entre as convidadas. A realizadora trabalhou em produções pernambucanas premiadas internacionalmente como Aquarius (2016) e O Som ao redor (2013), do cineasta Kleber Mendonça Filho. A mesa será mediada pela jornalista Luciana Veras, e conta com a participação da diretora de cinema e jornalista Clara Angélica - que está em captação para pós-produção do filme Antes que ele chegue, sobre violência de gênero. As três discutem políticas públicas de cinema e formas de resistência, diante do desmonte da cultura que se instaurou no atual cenário nacional. 

 

Outro destaque é a conversa sobre audiovisual, televisão e literatura, com a diretora Ana Farache e o professor de cinema da UFPE Paulo Cunha. Os dois darão uma prévia sobre o conteúdo do livro Geneton Moraes Neto: Viver de ver o verde mar, que será lançado ainda em agosto pela Cepe. Também participa do bate-papo o professor de Letras e roteirista Adriano Portela, prefaciador da nova edição da Cepe de Casos especiais, de Osman Lins, também com lançamento previsto para agosto. 

 

Além de funcionar como espaço de convivência para o público participante do festival, das 14h às 20h, a tenda expõe os materiais da Cepe, entre o catálogo e os últimos lançamentos da editora. Confira a programação completa da Tenda Literária Cepe:

 

05/08 (segunda-feira) - Interiorização do cinema pernambucano

 

Participantes: Carlos Kamara (idealizador e organizador do Festival Cineorobó) e William Tenório (organizador da Mostra de Cinema do Pajeú, de Afogados da Ingazeira).

 

06/08 (terça-feira)- Cinema, TV e Literatura (próximos lançamentos da Cepe Editora)

 

Participantes: Ana Farache, Paulo Cunha e Adriano Portela, que comentam os próximos lançamentos Cepe Editora: Geneton Moraes Neto: Viver de ver o verde mar, e Casos Especiais, de Osman Lins.

 

07/08 (quarta-feira) - Bate-papo sobre Crítica cultural 

 

Participantes: Eduardo César Maia (crítico literário), Pedro Severien (cineasta), mediação de Olívia Mindêlo (editora da Revista Continente Online)

 

08/08 (quinta-feira) - Mulheres no audiovisual em Pernambuco: um panorama da presença feminina nos sets

 

Participantes: Juliana Lima (cineasta) e Nara Aragão (cineasta e produtora)

 

09/08 (sexta-feira) - Políticas públicas de cinema e resistência

 

Participantes: Emilie Lesclaux (produtora de cinema), Clara Angélica (cineasta e jornalista) e Luciana Veras (repórter especial da Revista Continente)

 

10/08 (sábado) - História do cinema pernambucano

 

Participante: Luiz Joaquim (professor e crítico de cinema)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco