Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Recital multimídia Tocando Portugal, inédito no Brasil, será apresentado no Recife

Publicado em: 02/07/2019 11:27

Foto: Rumos Ensemble/Divulgação

Após passar por quatro continentes, o concerto multimídia Tocando Portugal será apresentado pelo trio português Rumos Ensemble na sede do Conservatório Pernambucano de Música, no bairro de Santo Amaro. A apresentação gratuita reúne músicas e intérpretes portugueses que dialogam com imagens de todas as regiões do país, será nessa terça-feira (2), às 19h30, no Auditório Cussy de Almeida, na sede da escola de música.

O projeto, formado pelos músicos Anne Victorino d’Almeida, Luís Gomes e João Vasco, traz uma seleção de músicas tradicionais de 10 regiões portuguesas, arranjadas especialmente para trio de violino, clarinete e piano. As canções se alinham com a projeção de filmes inéditos de cada região, mostrando a beleza natural de Portugal e depoimentos%u202Fde personalidades portuguesas como António Victorino d’Almeida, Graça Morais, Janita Salomé, Carlos Alberto Moniz, Rosa Mota ou Lídia Jorge.%u202F

A dimensão multimídia desvenda paisagens, cidades, bairros, monumentos, danças, costumes e pessoas, potenciando e reforçando a memória e a identidade coletiva do local.

O recital se destaca pelo olhar para o patrimônio musical português com uma energia renovadora, contemporânea, porém acessível a todos os tipos de público, do mais erudito ao mais popular. A variedade e caráter eclético dos arranjos, da pertinência da recolha musical, do rigor, precisão técnica e artística dos intérpretes desta formação são o ponto alto do recital. 

"Esta é uma grande oportunidade que os alunos e professores do Conservatório, assim como quem gosta de boa música na cidade, tem de ter contato com músicos internacionais que vem fazendo um trabalho diferenciado e muito bonito. Teremos o prazer de receber na nossa escola um espetáculo que chega pela primeira vez ao Brasil, depois de passar por várias partes do mundo", destaca a gerente geral do Conservatório Pernambucano de Música, Roseane Hazin

MASTERCLASS 
Antes da apresentação, os músicos realizam masterclasses de violino e clarinete, das 14h às 17h, na sede do Conservatório Pernambucano de Música. Para participar da masterclass de violino com a professora Anne Victorino d’Almeida, é preciso se inscrever no link: https://bit.ly/2ZSCpEL. Para assistir a aula de clarinete com o professor Luís Gomes, o link de inscrição é: https://bit.ly/2ZVRJRe. As aulas são voltadas para estudantes e profissionais da música. 

SERVIÇO 
Recital Tocando Portugal com o trio Rumos Ensemble
Onde: Auditório Cussy de Almeida, na sede do Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro)
Quando: Terça-feira (2 de julho), às 19h30
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco