Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco Canal 9 Clube FM Rádio Clube AM
Edição de Domingo, 18 de Dezembro de 2005 
Home | Diario | Verissimo
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   Clube DIARIO
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Domingo
   Fun Zine
   Guia de Profissões
   Infozone
   Interior
   Viagem
   Informática
   Carro
   Fim de Semana
   Imóveis
   Saúde
   Diarinho

    SERVIÇOS

   Loterias

Verissimo
Verissimo
Prenderam o Beethoven?
LUIZ FERNANDO
VERÍSSIMO ESCRITOR
Um australiano soprando um instrumento que só pode ser descrito como um cabide de vidro depois de um acidente rodoviário, do qual tirava um som que nunca se ouviu antes, acompanhado de outro australiano com um tamborim mágico que pode soar como tímpanos de uma orquestra sinfônica ou como um tamborim mesmo, dependendo do toque e da amplificação e do uso de um spray misterioso. Só os dois, seus instrumentos estranhos e sua parafernália eletrônica sobre o palco. Um pequeno finlandês entoando yoik, música lamentosa de um povo indígena de sua terra, acompanhado por dois enormes finlandeses, um tocando uma espécie de cavaquinho e outro um teclado, ambos eletrônicos, numa fascinante mistura de encantação primitiva com Phillip Glass. Vários excelentes grupos da Colômbia e da Argentina, também misturando folclore com novidade, só para nos penitenciarmos por não conhecer quase nada do que fazem nossos vizinhos. E gente nossa. Um grupo local com o nome pouco baiano de Rowney Scott Trio. Scott nos saxes, um pianista extraordinário e percussão. Vó Maria, que foi casada com o Donga e fez seu primeiro CD com 92 anos, ainda inteira e animada. O mineiro Ladston do Nascimento. A carioca Fernanda Cunha cantando Johnny Alf e Suely Costa, com Cristovão Bastos no piano. Os gaúchos Vitor Ramil, das ramilongas e outras belezas, e o Bataclan F.C., que não é Futebol Clube mas Faz de Conta, com seu roque portoalegrense. Chico Cesar com sua poesia e as cordas nordestinas do Quinteto Paraiba. E a incrível Itiberê Orquestra Família, dezenove jovens músicos liderados por Itiberê Zwarg, que há anos toca com o Hermeto Pascoal, destrinchando arranjos hermetianos como gente grande. Tudo isso e muito mais aconteceu em Salvador da Bahia na semana passada, durante mais um Mercado Cultura, uma iniciativa da organização Via Magia com apoio do estado, do município e de patrocinadores e que desde a primeira vez (este foi o seu sexto ano) conta com a colaboração do Benjamin Taubkin, que é quem garimpa e seleciona os grupos que se apresentam para programadores culturais do mundo todo, e foi o responsável pela qualidade e variedade do que vimos. E depois dos espetáculos principais íamos todos para o Pelourinho ouvir samba de roda.

Também nos levaram ao bairro da Liberdade, onde se estuda e cultua as mais puras tradições afro-brasileiras na Bahia e onde, antes de entrarmos no terreiro de Mãe Hilda, alguém gritou: "Prenderam o Beethoven?" Era apenas um cachorro, amarrado para não incomodar os visitantes, mas depois de tudo que tínhamos ouvido não nos surpreeenderia se fosse o espírito do bom Ludwig que baixara no terreiro e se recusava a ir embora sem participar do evento, nem que fosse num agogô elétrico.

Clique aqui e leia os Comentários

 

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com