|
|
|
F.E.A.R. - Bem ao estilo cinematográfico
|
Jogo da Monolith mistura ação com cenas de terror, suspense e paranormalidade distribuídas em belos gráficos |
Marcelo Oliveira ESPECIAL PARA O DIARIO |
 |
O mais novo jogo da Monolith tenta inovar o gênero de tiro em primeira pessoa, inserindo um clima mais cinematográfico à ação, aliado a muito suspense, cenas paranormais em belos gráficos, câmera lenta e sons de arrepiar. O jogo F.E.A.R. (First Encounter Assault Recon) traz à tela do micro um jogo de ação com aquele clima de filmes de terror, tendo direito a muitos sustos e cenas apavorantes.
 Telas: Reprodução. | No game, você é o mais novo integrante altamente treinado de uma força militar secreta responsável por lidar com casos estranhos e paranormais e, como a equipe F.E.A.R. está com falta de pessoal, você já começa o jogo partindo para sua primeira missão. Seu objetivo inicial é encontrar e prender um dos operativos da sua agência, que ficou insano e ainda por cima, está no comando de um pequeno exército de soldados de elite. Caso você tenha achado que a solução ia ser rápida, ledo engano; suas descobertas demonstram que a situação em que você se encontra é muito pior e muito mais assustadora do que se supunha.
O jogo éno estilo tiro em primeira pessoa, repleto de ação e de muitas cenas de suspense. E, como em qualquer bom jogo de tiro, você tem um verdadeiro arsenal militar à disposição. Dentre as armas, que tanto você quanto seus inimigos usam, estão as pistolas básicas, metralhadoras, granadas, rifles, lança-foguetes, um rifle com aproximação e até uma arma de partículas que corta fora a pele do inimigo, literalmente. Mas não vai ser possível carregar todas ao mesmo tempo, só no máximo três delas.
 NO GAME, VOCÊ É O MAIS NOVO INTEGRANTE DE UMA FORÇA MILITAR SECRETA. | Dificuldades - Em alguns momentos, vai ser necessário escolher de qual se desfazer. Mesmo com muitas armas potentes, o combate não vai ser tarefa fácil, pois os inimigos adaptam-se ao ambiente e utilizam táticas inteligentes de combate, tudo para dar um fim a você. Saiba que vão usar táticas inesperadas e são extremamente precisos quando atiram. Além disso, usam o rádio para comunicação e até preparam armadilhas ao encurralá-lo em um canto, enquanto outro soldado sai de fininho até chegar em você. Qualquer brecha que se der,pode virar o rumo do combate contra você.
Se a sua munição acabar, não precisa se preocupar demais, afinal, como todo bom soldado da equipe F.E.A.R., você tem capacidade de luta corpo-a-corpo, que vai salvá-lo de situações apertadas. Pode-se socar os inimigos, dar-lhes chutes, rasteiras e até pular no ar e atacá-los com uma voadora. Além disso, você conta com seu principal trunfo na manga, que são os seus reflexos extremamente apurados, permitindo que você se movimente mais rápido que os seus adversários por um breve período de tempo.
O jogo utiliza-se do efeito bullet-time (conhecido dessa forma por conta do filme Matrix e por alguns recentes jogos de ação), onde momentaneamente é possível ver os inimigos em câmera lenta, enquanto se ataca usando sua velocidade normal. De acordo com o nome do game, F.E.A.R. (medo) utiliza-se bastante o elemento susto e cenas aterrorizantes. Não se espante se saltar algumas vezes da cadeira, pois, freqüentemente, uma aparição surge na tela do computador quando menos se espera. Uma delas é uma pequena menina com os cabelos caídos sobre os olhos e vestido vermelho quando dá as caras. Pode se preparar, porque a tendência é ficar de cabelo em pé. Pois ela vai aparecer sem dar aviso e levando terror, então cuidado com lugares fechados, como elevadores ou até mesmo corredores longos. Os sustos não são gratuitos, vêm acompanhados de coisas nada legais e realmente vão arrepiar os mais sensíveis.
 | Enredo fraco - Embora empregue elementos distintos, mas usando-os da melhor forma possível e obtendo um bom resultado, o game carece de profundidade na história, tendo um desenrolar bastante banal dos eventos. Embora a ação, os gráficos, sons e jogabilidade sejam de ótima qualidade, a falta de um enredo melhor tira um pouco do brilhantismo dessa quase obra-prima. Até mesmo os combates, depois de um tempo, ficam repetitivos e existem poucas variações de inimigos com os quais é necessário lidar. Até os que dão um bom trabalho, aparecem muito pouco.
Agora, não podemos esquecer que F.E.A.R. também pode ser jogado no modo multiplayer (vários jogadores) e que o game conta com os tipos de combate mais populares, como Deathmatch (todos contra todos), Team Deathmatch (uma equipe contra a outra), Capture a bandeira e por aí vai. O interessante é que é possível utilizar durante os embates on-line, tanto o efeito bullet-time (só um jogador por vez poderá usar), como as habilidades de combate corpo-a-corpo. Agora, para poder rodar essa belezinha, é ideal ter uma máquina potente, pois o jogo exige muito hardware pra obter o seu melhor desempenho. Caso for jogar através da internet, é bom ter uma conexão muito rápida (acima de 256kbps), pois num jogo de ação tão intensa, qualquer queda de performance pode lhe custar caro.
Para rodar
Windows XP, 64 ou 2000 com o último Service Pack instalado Pentium 4 de 1.7 GHz ou equivalente 512MB de RAM (1 GB recomendado) Placa de Vídeo 3D de 64 MB (256MB recomendado) 5 GB de espaço livre em disco Directx 9.0c (incluso) Som, Mouse, Teclado, Internet (para jogar Multiplayer)
Melhore seu desempenho
Você tem a opção de inclinar-se nas esquinas para observar se tem inimigos antes de adentrar no próximo recinto ou até mesmo realizar seus ataques, pois assim fica-se parcialmente protegido dos tiros adversários.
Conheça as armas. Algumas são leves e servirão para ataques rápidos e agilizar seus movimentos, enquanto as mais pesadas devem ser usadas pra atacar vários inimigos de uma vez e em momentos que não exijam muita velocidade ou movimentação.
Entre as alucinações que acontecem, algumas realmente podem ganhar corpo pra lhe atacar. Entretanto, os espectros que surgem só o ferem ao toque, basta eliminá-los antes que cheguem muito perto.
|
 |
 |
|
|