SMASNAA (Líbano) - A Síria encerrou ontem oficialmente 29 anos de presença militar no Líbano com desfiles e discursos de comandantes libaneses e sírios em uma cerimônia na base de Riyaak, no Vale de Bekaa. Logo depois, os últimos 250 soldados e vários agentes da inteligência cruzaram a fronteira em carros e oito ônibus no posto de controle de Masnaa e foram recebidos com festa nas ruas de Jedeidit Yabous, a cidade síria mais próxima. Entre os oficiais estava o chefe da inteligência militar síria no Líbano, Rustum Ghazaleh. Vários veículos iam decorados com pôsteres do presidente sírio, Bashar Assad.
"Adeus a nossos irmãos do Exército Árabe Sírio", gritou um militar libanês na cerimônia. "Adeus. Nunca esqueceremos deles (os militares mortos durante a intervenção). Sacrificamos nosso sangue e nossa alma por você, Bashar", responderam em coro cerca de 200 soldados sírios.
O chanceler sírio, Faruk al-Shara, informou à ONU sobre a remoção das tropas, em conformidade com a Resolução 1559 do Conselho de Segurança, e destacou que elas foram enviadas ao Líbano "a pedido do governo desse país e em cumprimento a um mandato árabe". No texto, a Síria exorta o CS a fazer todo o esforço, com a mesma seriedade e determinação, para implementar as resoluções ainda não cumpridas, entre as quais cita a que pede a completa retirada das forças israelenses das colinas sírias do Golã, das Fazendas de Shebaa e dos territórios palestinos ocupados.
"Uma nova era política nas relações entre os dois países começa, baseada em cooperação próxima em todos os campos", declarou o recém-empossado premiê libanês, Najib Mikati.
História - As forças sírias entraram no Líbano em 1976 para tentar acabar com a guerra civil no país, que tinha começado no ano anterior. Mas o conflito só terminou em 1990. Em diferentes épocas, forças sírias combateram milícias muçulmanas e cristãs, unidades do Exército libanês, guerrilheiros palestino e o Exército israelense. Autoridades libanesas pró-Síria dizem que 12 mil soldados sírios foram mortos no Líbano emuitos mais foram feridos.
Os sírios dominaram o Líbano depois da guerra civil, com pouca oposição internacional, até a resolução do Conselho de Segurança da ONU, de novembro do ano passado, que exigiu a retirada deles.
|