Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Atualizado em 08|12|2004 
Informática | PE se destaca no licenciamento
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Domingo
   Interior
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde
   Diarinho

    SERVIÇOS

   Loterias

Informática
PE se destaca no licenciamento
No Brasil, alguns artistas já disponibilizaram seus trabalhos sob "Licença Criativa". É o caso de músicas de B-Negão (ex-Planet Hemp) e do documentário Casa de Cachorro, de Thiago Villas Boas, vencedor do festival É Tudo Verdade. E Pernambuco não está fora da lista. A Mombojó disponibilizou todo o seu disco na internet, o que garantiu o sucesso do CD Outra Coisa em todo País. Na opinião de Ronaldo Lemos, o Estado é destaque no campo do licenciamento de música. "Uma das licenças recebeu o nome de Recombinação em homenagem ao Re:combo, projeto pioneiro na área de recombinação de conteúdos", destaca.

  Um dos maiores entusiastas do Creative Communs no País é o ministro da Cultura, Gilberto Gil, estrela de uma matéria da revista Wired sobre o tema no mês passado. A música N-Oslodum, de Gil, remixada pelo DJ pernambucano Dolores, foi liberada pelos dois autores para distribuição. "O mais importante é que o artista tem a possibilidade de escolher qual direção o trabalho vai tomar. E são licenças mais flexíveis do que as instituições arrecadadoras de direitos autorais", avalia Dolores.

  Ele cita o exemplo da música eletrônica em que vários artistas fazem samplers, usam música incidental em outros títulos. "Fazer isso não é plágio, música não tem dono, é uma evolução. Caetano Veloso, Gilberto Gil usam trechos de outras músicas nas suas, e é longe de ser um plágio. A reinvenção faz parte da criação. Não é mercadoria", ressalta. (A.P.)

Clique aqui e leia os Comentários

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2004 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com