Suponhamos que, vítima de alcoolismo e sofrendo alucinações, o pedreiro José Amaro tenha, de fato, se enforcado com um fio, na casa de máquinas do Hospital Otávio de Freitas. Consideremos que assim aconteceu, mesmo funcionários admitindo que não se chega ao local com tanta facilidade. Dados todos os descontos do mundo e tirando as pulgas que a desconfiança nos coloca atrás da orelha, ainda assim parece que o hospital peca onde menos poderia - no cuidado com os pacientes e no rigor do controle sobre eles. Em menos de um ano três mortes violentas em suas dependências parece motivo suficiente para uma investigação mais profunda não apenas por parte das entidades médicas, cujas atribuições não vão além da produção de relatórios acerca dos fatos. Cada vez que uma vítima engrossa a lista das estranhas ocorrências no HOF e o comportamento das autoridades assume tons de indiferença, fica parecendo que a banalização passou a ter a mesma medida, na vida como na morte. E não é bem esta a postura (de apatia) que se espera do poder público. Se ele for atrás, como lhe compete, certamente vai descobrir, no Otávio de Freitas como em outros grandes hospitais públicos do Recife e região metropolitana, desmandos que até Deus duvida. Denúncia é o que não falta.
Notas
Resposta A secretária de Desenvolvimento Urbano, Terezinha Nunes, reagiu a críticas dos vereadores à falta de convocação do CMTU para discutir medidas importantes no setor de transportes, e disse que desde que assumiu a pasta foram seis encontros para debater vários assuntos. Só neste, a decisão sobre o aumento de 15% nas tarifas já teria chegado pronta.
Figuração Mas, no pronunciamento que fez terça-feira, o vereador Luiz Helvecio (PT) atacou de frente a condução da política relativa ao setor de transportes, comandada pela pasta da secretária. Disse que falta transparência, sobra autoritarismo e o CMTU, vítima de evidente descaso, praticamente se transformou em figuração.
Tarefa difícil Algumas construtoras não faziam a menor idéia do que significa buscar orientações junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado sobre o tipo de arborização ideal para certas obras. Até que precisaram de dados sobre algumas espécies de mudas destinadas aos seus empreendimentos e não conseguiram sair da estaca zero. A tarefaexige persistência.
Educação Representantes de faculdades particulares escolheram a manhã de sábado para debater um assunto que insiste em permanecer no topo das preocupações - o Sistema Nacional de Educação Superior (Sinaes). Reunidos pela manhã, no Colégio Santa Helena, vão tentar meios de adequação às novas exigências.
Curtinha
Profissionais do HC ouvem, amanhã, às 9h, palestra do especialista Eduardo Dantas sobre erro médico. É que os casos grassam, no País.
|