Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Atualizado em 26|09|2004 
Saúde | Olheiras
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Domingo
   Interior
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde
   Diarinho

    SERVIÇOS

   Loterias

Saúde
Olheiras
Causas das manchas escuras podem ser várias, de noites maldormidas à genética, explicam os dermatologistas
Quem nunca se olhou no espelho e se deparou com um par de olheiras depois de uma noite mal-dormida que atire a primeira pedra. Elas não dóem nem indicam doenças, mas ainda assim as manchas escuras incomodam muita gente. Causado por fatores diversos, mas principalmente fruto da genética, o mal pode aparecer ocasionalmente ou se instalar de forma permanente, caso que costuma exigir ajuda médica para ser aliviado.

  Mas a boa notícia é que existem tratamentos capazes de melhorar o aspecto das olheiras. "Na maior parte das vezes, elas aparecem por conta de um congestionamento vascular nas pálpebras inferiores. Nessa área, a pele é muito fina e os vasos sangüíneos acabam aparecendo com mais facilidade", explica a dermatologista do Hospital das Clínicas da UFPE, Fátima Brito.

  Por isso, tudo que contribui para dificultar a circulação no local é também capaz de piorar as olheiras. Entre estes fatores estão principalmente o sono acumulado, o estresse, a tensão pré-menstrual, o fumo e a herança familiar. Em alguns casos, no entanto, as manchas são provocadas pela deposição de pigmento na própria pele, que fica com uma coloração acastanhada.

  O arsenal de que dispõe hoje a dermatologia é capaz de agir nos dois casos e inclui cremes para ativar a microcirculação, esfoliação com peelings, aplicação da laser e, em casos extremos e quando há acúmulo de bolsas de gordura, cirurgia. No rol de substâncias que ajudam a aliviar o problema estão as vitaminas C e K e alguns ácidos mais suaves. Mas é preciso ter paciência, porque nem sempre os tratamentos apresentam resultados rápidos e, em todos os casos, exigem manutenção permanente.

Clique aqui e leia os Comentários

 

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2004 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com