Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Edição de Quarta-Feira, 15 de Setembro de 2004 
Informática | Conectados em pleno alto mar
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Domingo
   Interior
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde
   Diarinho

    SERVIÇOS

   Loterias

Informática
Conectados em pleno alto mar
Veleiro da família Schürmann passa pelo Recife na expedição que reúne aventura e tecnologia de ponta
Fred Figueirôa
DA EQUIPE DO DIARIO
Navegar é preciso. A família Schürmann sabe muito bem o significado desse velho lema - um verdadeiro ideal para aqueles que se aventuram pelos oceanos. Mas os Shürmann também sabem a importância do outro sentido da palavra navegar, não menos imprescindível nos dias atuais. Por isso, o veleiro/lar Aysso (em tupi-guarani, Corajoso) que os leva pelos mares está equipado com tudo o que é necessário em termos de comunicação para garantir a segurança da viagem e para diminuir distâncias - pelo menos virtualmente.

  Ainda no início do expedição 20 anos no mar - em que os Schürmanns percorrem o litoral de Santa Catarina ao Ceará (chegaram ao Recife na semana passada) - Vilfredo (o pai) avistou dois pescadores acenando em alto mar, próximo à costa de Macaé (RJ). Com uma ligação do celular, entrou em contato com a Marinha e organizou o processo de salvamento dos pescadores que estavam no mar há dois dias, levando-os até a terra firme, onde o socorro médico já estava providenciado.

  "Existem muitos acidentes como essee quanto mais comunicação houver para os barcos, todos correrão menos riscos", completa. O veleiro da família possui, inclusive, um programa de mensagens on-line que alerta para emergências. O In Marsat C e foi desenvolvido nos Estados Unidos. "Recebemos informações como ameaça de ataques de piratas até acidentes de navios, conteiners perdidos e pescadores na água e só pagamos pelas mensagens que utilizamos", acrescenta Vilfredo.

  "A evolução da tecnologia mudou totalmente o conceito de comunicação para os barcos. Hoje todos na nossa tripulação possuem lap tops e dependendo da distância que estamos da costa, nos conectamos através dos celulares, utilizando tanto a tecnologia GPRS como a EDGE para transmitirmos em alta velocidade dados, imagens, vídeos, atualizarmos o nosso site e termos acessos às informações necessárias para uma boa navegação", explica David Schürmann, o responsável pela parte tecnológica do veleiro.

  Sem o acesso ao GPRS ou ao EDGE - fornecidos pela TIM, que patrocina a atual expedição dos Schürmann - eles são obrigados a utilizar a transmissão por satélite, muito mais cara e lenta. Atingindo uma média de velocidade de 2.4 kbps e com um custo que varia de U$ 3 a U$ 5 por minuto. "Só para transmitirmos uma foto chegávamos a gastar U$ 100", lembra Vilfredo Schürmann.

ffigueiroa@dpnet.com.br
LEIA MAIS

Do gerador ao GPS


Clique aqui e leia os Comentários

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2004 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com