|
|
|
Bala perdida mata adolescente
|
Estudante de 14 anos levou tiro nas costas, enquanto tomava sorvete em frente à sua casa |
|
 |
Um perseguição policial acabou resultando na morte de uma adolescente, na noite do último domingo, no bairro do Ibura. Por volta das 21h30, a estudante Thayane Isabel Fernandes Mendes, 14 anos, levou um tiro nas costas, enquanto tomava sorvete com uma amiga em frente à sua casa, localizada na rua Chapada do Araripe, na comunidade de Jardim Monte Verde. Segundo vizinhos que testemunharam o incidente, o disparo foi efetuado por dois policiais militares, identificados como soldado Roberto e sargento Edvaldo, que estavam em uma moto particular perseguindo dois homens armados.
Segundo a amiga que acompanhava a estudante quando ela foi atingida - e não quis ser identificada -, os PMs vinham perseguindo os dois homens quando pararam a dez metros da casa de Thayane fazendo três disparos. "Corri para dentro da casa e gritei para Thayane vir comigo, mas ela ficou caída na calçada", revelou. A primeira pessoa a socorrer a vítima foi a madrasta da jovem, Maria Cristina da Silva Ferreira, 29. "Quando ouvi o barulho dostiros, pensei que fossem fogos. Só percebi o que estava acontecendo quando escutei os gritos de Thayane e vi o sangue nas costas dela". A vítima ainda chegou a ser levada ao Hospital Otávio de Freitas por vizinhos, mas morreu ao dar entrada na unidade médica.
Segundo o pai de Thayane, o comerciante Pedro Mendes de Souza Filho, 52, a violência na comunidade vem aumentando nos últimos anos. "Moro aqui há 21 anos e já fui assaltado três vezes, mas nunca esperei que minha filha fosse morta em frente à minha própria casa". O comerciante recolheu duas cápsulas de uma pistola 380 que, segundo ele, pertenceria aos PMs e declarou que vai lutar para que eles sejam presos. "Quero Justiça e que esses policiais paguem pela irresponsabilidade que cometeram".
O crime foi registrado na delegacia do Ibura, mas será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e o Adolescente (DPCA). Ainda ontem, os dois policiais suspeitos prestaram depoimento no 19º Batalhão da Polícia Militar, onde estão lotados. O comandante do batalhão, tenente-coronel Paulo Roberto Targino, não confirmou a identidade completa dos suspeitos, mas afirmou que os dois negaram terem sido os autores dos disparos. "Eles afirmaram que foram recebidos à bala ao chegarem na comunidade, mas não revidaram". As armas dos policiais foram recolhidas e serão periciadas pelo Instituto de Criminalística. Até que as investigações sejam concluídas, eles ficarão afastados do policiamento nas ruas. A corregedoria da Secretaria de Defesa Social também está apurando o envolvimento dos PMs e poderá abrir um inquérito administrativo contra eles.
Durante a tarde de hoje, não haverá aula na escola municipal Antônio Vieira de Melo, onde Thayane cursava a 7ªsérie do Ensino Fundamental. Alunos e professores devem acompanhar o sepultamento da adolescente no cemitério do Pacheco.
|
 |
 |
|
|