|
|
|
Eleitores votam preocupados com Iraque
|
PARLAMENTO EUROPEU |
|
 |
LONDRES - Eleitores da Grã-Bretanha e Holanda deram a largada ontem nas eleições para o Parlamento Europeu mostrando-se mais preocupados com a guerra no Iraque e questões domésticas do que com assuntos do recém-ampliado bloco de 25 países. Pesquisas e analistas prevêem que a maior votação internacional da história deve transformar-se num voto de protesto contra vários líderes - particularmente o primeiro-ministro britânico, o trabalhista Tony Blair, por ter levado o país à guerra no Iraque.
Pesquisas de boca-de-urna indicavam que o partido governista da Dinamarca já havia sido penalizado por seu apoio à guerra no Iraque liderada pela administração do presidente americano, George W. Bush.
Até domingo, cerca de 350 milhões de habitantes da União Européia estão habilitados a escolher, entre 14.670 candidatos, os 732 membros do Legislativo europeu. No caso da Grã-Bretanha, os eleitores também votaram hoje para eleger conselhos locais e o prefeito de Londres, na chamada superquinta-feira. A votação estendeu-se também à colônia britânica de Gibraltar, cujos eleitores participaram pela primeira vez de uma eleição européia. Os primeiros resultados deveriam ser anunciados no fim da noite de hoje.
Na Holanda, uma sondagem extra-oficial mostrou que 36% dos eleitores votaram, um comparecimento às urnas significativamente maior que o de 29,9% registrado no país nas últimas eleições européias, há cinco anos.
Segundo uma pesquisa de boca-de-urna à que teve acesso a Associated Press, a oposição esquerdista holandesa obteve avanços. O apoio ao maior partido de oposição, o Trabalhista (PvdA), cresceu para 24,5% (4,4 pontos a mais que na última votação européia), enquanto o centro-direitista Apelo Cristão-Democrata (CDA), do primeiro-ministro Jan Peter Balkenende, caiu 3,1 pontos, para 23,8%. "Esta é a primeira derrota de Balkenende", comemorou o líder do PvdA, Ruud Kole. Cada um dos dois partidos deverá eleger 8 dos 27 membros da delegação holandesa no Parlamento Europeu.
As eleições européias prosseguem hoje com votações na Irlanda e na República Checa. No sábado será a vez da Itália, Letônia e Malta e, no domingo, dos demais membros da UE, entre eles França, Alemanha, Espanha e Portugal.
|
 |
|
|