|
|
|
FURTO une os pernambucanos Garnizé e Jam a Marcelo Yuka
|
Disco |
|
 |
Os músicos pernambucanos Garnizé e Jam são dois dos quatro integrantes oficiais da nova banda de Marcelo Yuka, chamada FURTO (sigla para Frente Urbana de Trabalho Organizado), que já está gravando o primeiro disco pela Sony, no Rio de Janeiro, onde estão morando. Por causa de uma estratégia de lançamento, os músicos estão proibidos de falar para a imprensa sobre o assunto, mas já há informações sobre o projeto circulando por aí, como a participação da cantora Marisa Monte como vocalista em uma das faixas. O CD deve ser lançado no início do segundo semestre de 2004.
Marcelo Yuka foi peça-chave na banda O Rappa, quando atuava como baterista e compositor, responsável por canções marcantes como A Minha Alma, O Que Sobrou do Céu, Me Deixa e Miséria S/A. Do novo projeto, espera-se uma postura ainda mais preocupada com questões sociais e políticas e uma música igualmente pesada e repleta de referências sonoras de várias partes do mundo. O primeiro clipe já está sendo produzido. Em Superação, uma canção do gruposerve como trilha sonora para micro-vídeos documentários digitais de no máximo 30 segundos enviados por diretores de vários países.
Quando morava no Recife (na verdade em Camaragibe), Garnizé era baterista da banda de hip hop Faces do Subúrbio. Envolvido em projetos sociais, ele foi um dos protagonistas do longa-metragem documentário O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas. No Rio de Janeiro, depois de integrar-se a FURTO, ele já participou de outros projetos da Sony, chegando a tocar com a cantora Sandy em um show especial promocional da gravadora reunindo vários cantores. Garnizé também recebeu um convite para apresentar um programa no Canal Futura.
Jam, no Recife, era conhecido como Mr Jam. Ele foi percussionista e baterista da Orchestra Santa Massa e de outras bandas, como a Dona Margarida Pereira & os Fulanos. Na Europa, onde já participou de discos e turnês de grupos como Gotham Project e Massilia Sound System, ele é conhecido pelo seu nome verdadeiro, Jamilson Silva. A maior parte do disco da FURTO está sendo gravada na própria casa de Marcelo Yuka, que agora toca teclado nos shows, substituindo a bateria, que ele passou a tocar menos depois de ser baleado em um assalto que o deixou numa cadeira de rodas no ano 2000. (Júlio Cavani)
|
 |
|
|