|
|
|
Mediadores apóiam retirada de Gaza
|
ROTEIRO PARA PAZ |
|
 |
NOVA YORK - Representantes dos Estados Unidos, da União Européia, da Rússia e da ONU - o chamado Quarteto - apoiaram o plano do premiê Ariel Sharon de retirada total de Israel da faixa de Gaza, apesar de a proposta ter sido rejeitada no domingo em referendo interno do Likud, partido de Sharon. "Essa iniciativa, que precisa conduzir a uma total retirada israelense e ao fim da ocupação em Gaza, pode significar um passo adiante rumo à idéia de dois Estados e dar novo alento ao plano de paz", disse o secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Em nota divulgada após encontro em Nova York, o Quarteto disse que as questões mais delicadas no conflito israelo-palestino devem ser negociadas entre as duas partes envolvidas.
A frase embute uma crítica às garantias que o presidente dos EUA, George W. Bush, deu a Sharon no mês passado de que Israel, num acordo final com os palestinos, não precisará abrir mão de todos os assentamentos situados nos territórios ocupados nem aceitar o retorno de refugiados palestinos ao país.
MORTOS - Um helicóptero artilhado israelense abriu fogo ontem contra o campo de refugiados palestinos de Khan Younis, na Faixa de Gaza, matando um suposto militante de 25 anos e um adolescente civil de 16, denunciaram moradores da região e fontes hospitalares. Outras 22 pessoas ficaram feridas no ataque aéreo de Israel.
De acordo com testemunhas, pistoleiros palestinos dispararam dois mísseis contra tanques israelenses que invadiram o campo de refugiados pouco antes do ataque aéreo. Segundo o Exército do Estado judeu, as forças israelenses retiraram-se do campo de refugiados ainda nas primeiras horas da manhã. Na aldeia de Beit Lahiya, também na Faixa de Gaza, quatro crianças foram feridas por disparos israelenses .
|
 |
|
|