Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Edição de Sábado, 17 de Abril de 2004 
Economia | Aposentado não terá ganho real
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Viver Mulher
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde
   Diarinho

    SERVIÇOS

   Loterias

ECONOMIA
Aposentado não terá ganho real
REAJUSTE
BRASÍLIA - Os 7,8 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham acima do salário mínimo não terão aumento real no próximo mês. A reportagem apurou que o Ministério da Previdência Social prevê apenas a correção desses benefícios pela inflação.

  A medida mais uma vez diferenciará os aposentados que ganham um salário mínimo (atualmente em R$ 240) dos demais. Isso porque o Governo já anunciou a intenção de conceder um aumento real - reajuste além da inflação - para o salário mínimo neste ano, o que beneficiará 19,7 milhões de aposentados e pensionistas.

  Além de não receberem o aumento real, os segurados que ganham acima do mínimo terão direito a um índice de inflação menor. Pelas projeções do Governo, o reajuste pela inflação para o salário mínimo seria de 6,8%, porque compreende um período de 13 meses - abril de 2003 a abril de 2004. O índice usado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

  Como neste ano os aposentados com benefícios acima do mínimo terão reajuste na mesma data que o salário mínimo, em 1º de maio, a correção representará a inflação de apenas 11 meses - junho de 2003 a abril de 2004. As projeções apontam para um reajuste de 4,3%.

  Até 2003, os segurados com benefícios acima do salário mínimo tinham os benefícios reajustados em junho, enquanto os que ganham o mínimo tinham as aposentadorias corrigidas em abril.

  Nos últimos anos, tem sido uma prática do Governo não conceder aumento real para os benefícios acima do mínimo. A política é atacada pelos aposentados, com o argumento de que a tendência tem provocado o achatamento das aposentadorias e pensões, com perda do poder de compra.

  No ano passado, enquanto o salário mínimo teve um reajuste de 20% - aumento real de 1,85% -, os benefícios da Previdência acima desse patamar tiveram apenas a inflação do período, que foi de 19,71%.

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2003 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com