|
|
|
Folga atinge 30 ministros
|
Feriado |
|
 |
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou o Natal em São Bernardo do Campo, na região do ABC, mas deixou os dois ministros mais poderosos de sua equipe cuidando da Esplanada dos Ministérios. Os escolhidos para atuarem na condição de "sem-natal" foram José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda), que ficaram o tempo todo em Brasília, onde despacharam em seus gabinetes. O ministro do Planejamento, Guido Mantega, que a princípio também deveria trabalhar, viajou no dia 24, com a promessa de que voltaria ontem. Mas não retornou.
No dia seguinte ao Natal, apenas cinco dos 35 integrantes do primeiro escalão do Governo deram expediente em seus gabinetes na Esplanada: Palocci, que, estava de terno e gravata; Jacques Wagner, do Trabalho; Alvaro Augusto, advogado-geral da União; Emília Fernandes, da Secretaria da Mulher; e Matilde Ribeiro, da Promoção e Igualdade Racial. Dirceu não foi ao Palácio do Planalto, onde fica seu gabinete, mas estava na capital.
A maior parte dos ministros resolveuseguir a recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçada várias vezes desde a semana passada, para que aproveitassem os festejos de final de ano para descansar. Isso tudo, segundo Lula, "porque o ano que vem será de muito trabalho". Com a autorização de Lula, a maioria dos ministros deixou Brasília e foi para seus Estados.
O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, estará em Brasília na semana que vem. Depois, descansa alguns dias em sua casa em Angra dos Reis. O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, só volta à capital no dia 18. Tarso Genro, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, retorna dia 15; e o general Jorge Armando Félix, do Gabinete Institucional, só deve voltar no dia 8.
|
 |
|
|