|
|
 |
 |
 |
Há 150 anos
Sábado, 22 de dezembro de 1853.
Avisos diversos - Tratado de febre amarela - Febre amarela no Ceará - Pelo Dr. Liberato de Castro Carreiro - Neste opúsculo se trata com toda a imparcialidade e boa fé da comparação do tratamento alopático com o homeopático, e se demonstra de um modo incontrastável a preferência da homeopatia sobre a velha medicina. Som essa publicação o autor fez um importante serviço a seu país, pondo ao alcance de todos os meios seguros e fáceis de curar essa terrível moléstia. vende-se cada exemplar a 2$, na rua das Cruzes nº 11, e na botica central homeopática, rua da Cadeia do recife, nº 51, primeiro andar, onde também se vendem em carteiras todos os medicamentos para curar a febre amarela.
Há 125 anos
Terça-feira, 22 de dezembro de 1878.
Telegramas - Serviço particular do DIARIO - (Continuação) Passa S. M. em seguida a declarar: que a saúde pública, em geral, não é satisfatória; e que, continuando a seca a assolar diversas províncias, o governo tem empregado todos os meios ao seu alcance, para minorar as conseqüências desse mal estar. Passando a tratar de outros assuntos: S. M. pede a assembléia que vote a reforma eleitoral, pelo sistema direto, mediante reforma da Constituição; diz, que, em conseqüência das más circunstâncias, em que tem estado os mercados europeus, houve no império sensível aumento de despesa e decrescimento das rendas públicas.
Há 100 anos
Quinta-feira, 22 de dezembro de 1903.
Bancada de Pernambuco - Rio, 16 - A bancada pernambucana pediu a supressão no orçamento da receita, da emenda apresentada na Câmara pelo sr. Rodolfo Paixão, deputado mineiro e já aprovada em 2ª discussão, autorizando a União a liquidar com o governo de Pernambuco a dívida deste. A bancada declarou que Pernambuco absolutamente nada deve à União.
Antônio Silvino - Por carta particular de que tivemos notícia, sabemos que o ilustre sr. cel. Rodrigues Porto, diz o prefeito de Caruaru, recebeu uma missiva com a assinatura de Antônio Silvino, comunicando-lhe que nestes poucos dias iria almoçar e jantar com ele.
Há 75 anos
No dia 22 de dezembro de 1928, uma 2ª feira, o
DIARIO não circulou. Na edição da 3ª feira, dia 23, publicava:
O governo soviético cogita restabelecer relações com a Inglaterra e Estados Unidos - Moscou, 17 - Fala-se que o governo russo cogitará em 1929, de restabelecer as relações comerciais e diplomáticas com a Inglaterra e Estados Unidos, mediante concessões importantes, de caráter econômico, a fim de atrair capitais estrangeiros necessários ás indústrias mineralíferas.
Conferências - Leonardo Mota, o folclorista cearense dos interessantes livros "Cantadores", "Violeiros do Norte" e "Sertão Alegre" fará amanhã, no salão de honra desta filha, uma sugestiva festa de letras matutas.
Há 50 anos
Quinta-feira, 22 de dezembro de 1953.
Coisas da Cidade - Gondim Filho e o caso Tobias Barreto - Sempre nos pareceu que o dr. Gondim
filho seria o homem indicado para pôr os pingos nos "is" sobre a chamada Escola do Recife, a de Tobias Barreto, e esclarecer certos pontos omissos e falhos, pois em torno ou se conhecem panegíricos ou ataques maciços. Gondim sempre se escusou debater o assunto. Mas agora, com o livro de Janot Pacheco, da Bahia, e como este lhe pedisse o seu pronunciamento, escreveu-lhe uma carta, que o crítico Olívio Montenegro considera documento de incalculável importância para a revisão do processo do talentoso sergipano.
Há 25 anos
Domingo, 22 de dezembro de 1978.
Formosa reage contra a decisão de Carter - Taipé - "A decisão norte-americana de estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China e romper com Formosa afeta profundamente esta nação e constitui um sério revés para a liberdade humana", disse, ontem, o presidente Chiang Ching-Kuo. Seu ministro das Relações Exteriores renunciou imediatamente.
Olinda fica mais ligada a Piedade - A nova linha de ônibus criada pelo Deterpe, ligando Piedade, em Jaboatão, a Casa Caiada, Olinda, registrou no seu primeiro dia de funcionamento, ontem, um movimento fraquíssimo de passageiros. Isso já era esperado porque não houve nenhuma divulgação.
|
 |
|
|