Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Atualizado em 11|12|2003 
Carro | Oficina do leitor
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Viver Mulher
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde

    SERVIÇOS

   Loterias

Carro
Oficina do leitor
(Escreva para veiculos@dpnet.com.br, ou pelo fax 3425.7700)
"Tenho um Honda Fit 2003, do modelo CVT. Uso por, pelo menos, cinco dias numa semana. Acontece que deixei o carro parado por dois dias e, quando tentei ligar, não deu partida. Alguns equipamentos elétricos, como o sistema de alarme, que não é de fábrica, também não funcionaram. O técnico da assistência do seguro afirmou ser problema na bateria e fez o que chamou de chupeta. Estes sintomas são mesmo da bateria? Por que um carro novo passa por isto? O que devo fazer depois disto e como posso prolongar a vida da bateria?"
Patrícia Melo, advogada

"Possivelmente a cliente deixou alguma luz acesa, como luz de cortesia, farol ou uma das portas entreaberta. Sendo assim, é normal que a bateria descarregue, já que está sendo usada energia e que com o veículo desligado não acontece a recarga da bateria pelo alternador. O procedimendo tomado foi o correto. Se após a chupeta o veículo ficou pegando normalmente, é um sinal que nada de anormal aconteceu com a bateria.Gostaria de frisar que os veículos Honda têm a assistência 24 horas, durante todo o período da garantia, que é de 2 anos. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento."
Marcos Ferraz, gerente de oficina da Autoline Honda

Dicas da reportagem: as baterias mais antigas precisam ter o nível verificado e completado semanalmente com água destilada. Já as atuais, seladas, quase não pedem cuidados de manutenção. Com pequenas ações é possível proporcionar vida útil maior para a bateria. Evite, por exemplo, deixar faróis ou outros equipamentos elétricos ligados enquanto o veículo não estiver em funcionamento. Dê partidas por no máximo 5 segundos e, se o carro não pegar, aguarde 30 segundos para uma próxima tentativa. Se a bateria descarregar, procure um auto-elétrico e carregue-a utilizando um aparelho de carga lenta, porque se for de carga rápida, pode danificar a bateria.


 

 

 

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2003 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com