Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Edição de Domingo, 14 de Dezembro de 2003 
Brasil | Ave rara aparece em Goiás
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Viver Mulher
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde

    SERVIÇOS

   Loterias

BRASIL
Ave rara aparece em Goiás
Pato-mergulhão é considerado pelos biólogos uma espécie em extinção
CAMPINAS - Ao sobrevoar de helicóptero a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, para conferir os limites do parque nacional, com vistas à sua ampliação, pesquisadores do Ibama avistaram uma espécie rara de ave. Três exemplares do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) estavam no Rio das Pedras e dois deles foram novamente avistados no dia seguinte, quando os pesquisadores voltaram por via terrestre. O único registro anterior, naquela região, era de 1950, quando um indivíduo foi coletado pelo ornitólogo Rudolf Pfrimer e sua pele foi enviada ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

  "Vimos os patos num local considerado propício e baixamos o helicóptero para observar melhor, depois marcamos a posição no GPS para voltar por terra e conseguimos fotografar, confirmando o registro da espécie", comemora o biólogo Carlos Bianchi, da Diretoria de Ecossistemas do Ibama. Naturalmente raro, o pato-mergulhão habita apenas rios de águas muito limpas, encachoeiradas, com margens íngremes e precisa de ocos de árvore com características peculiares para se reproduzir, tendo de 4 a 6 filhotes por ninhada.

  A dificuldade de encontrar o habitat ideal é uma das causas de sua classificação como espécie criticamente ameaçada de extinção, nas duas listas vermelhas de 2003, a brasileira (publicada pelo Ibama) e a internacional, coordenada pela União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN). A população total da espécie na América do Sul é estimada em apenas 250 aves. Além da Chapada dos Veadeiros, há registros da espécie no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), na região do Jalapão (TO) e na província de Missiones, na Argentina.

  Para Bianchi, a existência da ave justifica a transformação da área em unidade de conservação. O Rio das Pedras já é considerado uma das prioridades para a proteção do Cerrado, apesar de alguns trechos estarem sob risco de degradação. Entre as principais ameaças à sua sobrevivência estão o corte de vegetação das margens dos rios, a construção de hidrelétricas, a poluição das águas e a expansão da agricultura.

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2003 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com