Ao contrário dos colegas, que lutam para ficar, o ministro Jaques Wagner (Trabalho) deu demonstrações de desapego ao cargo. Primeiro, avisou a Lula que considerava candidatar-se em 2004, para realizar o sonho de ser prefeito de Camaçari (BA); e foi o primeiro a colocar o cargo à disposição, para ajudar o presidente na reforma ministerial. Lula, que o trata por "Galego", pediu para ele não sair: "seu compromisso comigo é até 2006".
"A CPMF é um entrave ao desenvolvimento" Aloizio Mercadante (PT-SP) em defesa da gradual redução da CPMF de 0,38% para 0,08%
Cosa nostra O governador do Paraná, Roberto Requião, vai lançar nacionalmente a publicação "De caso com a Máfia - Tudo o que Lula precisa saber antes de liberar o jogo". Ele ameaça ir para a oposição, se o jogo for mesmo liberado.
Gestão inútil A embaixada do Brasil tentou evitar o vexame imposto aos ministros de Lula que foram a Miami para a reunião da Alca. Mas o Departamento de Estado alegou que o Home Security, responsável pela segurança nos aeroportos e que obriga os visitantes a ficar descalços, é subordinado a outro ministério.
Pizza no forno Dificilmente caminhará na Câmara a CPI do tráfico de órgãos humanos. Dos indicados pelos partidos, até agora, 80% são médicos - a classe a ser mais atingida pelas investigações, prevê o deputado Neucimar Fraga (PL-ES).
Maluf fez Com sua visita-mascate ao Oriente, o presidente Lula repete Paulo Maluf, que, governador de São Paulo, liderou uma excursão de empresários à região - quando chegou a vender 50.000 automóveis VW Passat ao Iraque.
AGU esvaziada Proposta de Ney Suassuna (PMDB-PB), já aprovada no Senado, esvazia a Advocacia Geral da União. Além do Tribunal de Contas da União, a Câmara e o Senado também poderão criar procuradorias jurídicas, que encaminharão as respectivas pelejas judiciais sem a interveniência da AGU.
Goleada O desembargador José Maria de Melo foi eleito presidente da Associação Cearense de Magistrados. A desembargador Ernani Porto, que o apoiou, destaca que Melo teve mais votos que todos os adversários somados.
Causa mortis Pedro Simon (PMDB) quer reabrir o túmulo do ex-presidente João Goulart: o senador gaúcho ainda duvida do laudo que atesta a causa da morte, 27 anos depois. Jango foi o único ex-presidente a morrer fora do País.
Língua-de-trapo Sugestão para a rebelde Luciana Genro: criar o Partido da Sogra.
Tratado de paz Os ministros José Dirceu e Antônio Palocci não se gostam, mas fecham uma espécie de acordo de cessação das hostilidades e de mútua patrulha: eles se falam com freqüência, sugerindo iniciativas e declarações, ou para advertir quando um ou o outro estão ofuscando o presidente Lula.
Correio diplomático Denunciada pelo Ministério Público por improbidade administrativa, a ministra Benedita da Silva já cansou de receber um recado curto e grosso da Casa Civil do Planalto. Algo como "diga a Bené pra pedir o boné".
Conselheiro Secretário do governo da Bahia, Fernando Vita foi indicado para o cargo de conselheiro vitalício do Tribunal de Contas do Estado, mesmo respondendo a acusações de improbidade - por ele já devidamente contestadas.
Concorrência desleal O Ministério da Agricultura eliminou as exigências fitossanitárias para a importação do coco, irritando os produtores brasileiros, que estimam prejuízos de US$ 50 milhões por ano. O coco da Indonésia, por exemplo, custa metade do nacional, mas os produtores de lá não pagam impostos.
O futuro do Petros A 19ªVara Cível do Rio decide terça-feira se anula a decisão da Petros e da Petrobras de fechar o Plano Petros, criado em 1970. Os contratados após 2002 estão sem previdência complementar, prevista no edital do concurso. Atuais e ex-conselheiros vão depor na ação movida pelo Sindipetro.
Sinfonia de pardais Já se pensa em mudar o nome dos radares que registram alta velocidade. Em vez de "pardais", se chamariam Berzoinis: passou de 90, multa nele...
Cursinhos de graça O senador Alberto Silva (PMDB-PI), que é contra as cotas para negros nas universidades, prefere a criação de cursinhos federais gratuitos. Explica que só os ricos, de maioria branca, podem pagar os cursinhos particulares; daí, pobre e preto não têm chance de ingressar na universidade pública.
Corta! Periga não ser concluído o filme que pretendem fazer sobre o alemão que comeu o compatriota.
PODER SEM PUDOR
Ah, as suecas... Em 1960, candidato a presidente, Jânio Quadros encontrou em Roma o escritor Fernando Sabino no bar do hotel. Sabino contou então que seguiria viagem para Estocolmo, na Suécia. Jânio suspirou: - Que mulheres, santo Deus! Já teve alguma experiência com as suecas? Sabino respondeu que não, e Jânio continuou em êxtase: - Debaixo daquela frieza glacial escondem um verdadeiro vulcão! Depois, expulsou o escritor: - Fora, vá já já correndo a Estocolmo! Nem mais um segundo aqui!
|