Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Edição de Segunda-Feira, 1 de Dezembro de 2003 
Home | Diario | Diario na História
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Viver Mulher
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde

    SERVIÇOS

   Loterias

Diario na História
Diario na História
Há 150 anos

Quinta-feira, 1 de dezembro de 1853.

Comarca de Nazaré 28 de novembro de 1853 - DIARIO DE PERNAMBUCO - Segundo as informações recebidas dos diversos pontos da comarca, goza ela de tranqüilidade, sendo o mais notável que tem ocorrido, depois da minha última, o seguinte: na tarde de 21 do corrente, houve na povoação de S. Vicente, uma dança de ratos entre um padeiro que ali mnora, e uns assalariados de um tal Pessoa, do que resultaram dois tiros, mas por felicidade de quems os levou, ou daqueles, contra quem foram disparados, os bacamartes não tinham bala, nem chumbo, visto como não houveram ferimentos.


Há 125 anos

Domingo, 1 de dezembro de 1878.

Revista Diária - Jardim Pedro II - É amanhã à tarde que deve ser inaugurado o jardim, recentemente construído, da praça de Pedro II. Tocarão ali diversas bandas de música, e haverá à noite iluminação.

História Pátria - A 2 de dezembro de 1837 o seminário de São Joaquim, no Rio de Janeiro, é convertido em colégio de instrução secundária, com o curso completo de letras, e com a denominação de Imperial Colégio

de Pedro II.

Música nova - O sr. Euclides Fonseca, com estabelecimento musical á rua do Imperador nº 55, acaba de editar um lindo noturno, para piano, sob o título de "Ao Luar".


Há 100 anos

Terça-feira, 1 de dezembro de 1903.

A questão do Panamá - Nova York, 30 - O "New York Herald" afirma que o general Reys, generalíssimo das forças colombianas, acaba de alcançar uma grande vitória no tocante ao caso do Panamá. O general Reys obteve dos governos das Américas Central e Meridional instruções aos seus representantes diplomáticos em Washington para protestarem pacificamente contra a posição dos Estados Unidos.

Artes e diversões - Como estava anunciado realizou, no sábado último, o sarau mensal da Sociedade Recreativa Juventude. O festival era dedicado ao regente da Orquestra daquela sociadade, o sr. Lourenço da Silva.


Há 75 anos

Sábado, 1 de dezembro de 1928.

Chuvas - O sr. secretário da Agricultura recebeu ontem, de Bom Conselho, o seguinte telegrama: "Chuvas demoradas cairam ontem todo município muito favoráveis floração cafezais. Expectativa ótima safra 1929. Saudações (a) Lourenço Lima, prefeito.

Telegramas - Serviço particular do DIARIO - Berlim, 30 - O comandante Eckener declarou ser intenção de um grupo de industriais construir uma ae ronave mais possante do que o Conde Zepellin, embora com o mesmo tipo de estrutura fundamental. Acrescentou que os capitais necessários seria forn ecidos exclusivamente por particulares.


Há 50 anos

Terça-feira, 1 de dezembro de 1953.

Convênio militar EUA-Espanha - Madri, 30 - O Parlamento espanhol aprovou, por unanimidade, o convênio militar e econômico com os Estados Unidos, depois de haver lido, o presidente da Assembléia, Estevam Bilbao, uma mensagem do generalíssimo Francisco Franco. O ministro Artajo, das Relações Exteriores, reiterou que a soberania da Espanha e a independência do país, não sofrerão alteração alguma como conseqüência dessa aliança.

Paz chinesa - Banglore (Índia) - O vice-presidente americano, Richard Nixon, afirmou que a preocupação da política exterior do seu país é que a Rússia e a China não imponham novas formas de colonialismo a nenhum outro povo.


Há 25 anos

Sexta-feira, 1 de dezembro de 1978.

Agricultura chinesa - Hong Kong - A agricultura chinesa não acompanhou o ritmo de desenvolvimento do país nos últimos 20 anos, porque os agricultores não "tinham um interesse material direto" em seu trabalho, disse a agência de notícias "Nova China". E qual a solução comunista para isso? Incentivar os camponeses, proporcionando-lhes maiores ganhos. "Em recente conferência sobre teoria econômica, economistas afirmaram que o crescimento da produção agrícola nos últimos anos não conseguiu acompanhar o ritmo dos investimentos feitos pelo Estado, das grandes obras em terras de cultivo e do aumento das máquinas e produtos químicos agrícolas", disse a agência. (...)

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2003 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com