A estiagem prolongada deste ano provoca sede em homens e animais, mas ainda não atingiu a situação de calamidade pública por causa da fome. Para o secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel, isto acontece por causa do número de famílias beneficiadas pelo programa Fome Zero, que disponibiliza R$ 50,00 mensais para a compra de gêneros alimentícios.
"Ao invés de uma cesta básica de péssima qualidade, agora as pessoas podem escolher os produtos e movimentar a economia nas sua localidades", afirma. Em Pernambuco, o benefício está sendo liberado para 146,4 mil famílias, representando a liberação de R$ 7,3 milhões.
Até o final deste mês, mais 96 mil famílias de 56 municípios passarão a ser atendidas pelo Fome Zero. De acordo com Gabriel Maciel, somente as 14 cidades da Região Metropolitana do Recife e Petrolina, Caruaru e Garanhuns não serão atendidas pelo programa, porque possuem população superior a 75 mil habitantes.