PESQUISA
WASHINGTON - Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Ernesto Kirchner, da Argentina, e Ricardo Lagos, do Chile, são os líderes mais populares entre as elites e os formadores de opinião da América Latina. Na ponta oposta, estão o cubano Fidel Castro, o peruano Alejandro Toledo e o venezuelano Hugo Chávez, segundo uma levantamento encomendado pela Escola de Administração de Empresas da Universidade de Miami feito pela Zogby International.
Apesar de o presidente George W. Bush não ter sido incluído no grupo dos líderes avaliados, uma pesquisa paralela deixou claro que o norte-americano faz parte do eixo continental da impopularidade, junto com Castro e Chávez, os dois colegas com quem menos simpatiza na região. Perguntados como classificam o desempenho de Bush em relação à América Latina, nada menos do que 87% fizeram uma avaliação negativa.
A pesquisa foi realizada entre 20 de agosto e 2 de outubro através de entrevistas com 537 líderes empresariais, políticos, formadores de opinião e figuras do meio acadêmico no Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile e México, o levantamento revelou também um forte ceticismo ao projeto de integração hemisférica.