Edição de Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2003
 
Início Diario de Pernambuco Mundo EUA contabilizam 103 mortos no pós-guerra

Diario

Índice Geral
Expediente
Ed. Anteriores
Assinaturas
 

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista da TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Loterias

 

Mundo

EUA contabilizam 103 mortos no pós-guerra

IRAQUE

BAGDÁ - Dois soldados americanos morreram e um ficou ferido por rebeldes iraquianos numa emboscada perto da cidade de Kirkuk - 450 quilômetros ao Norte da capital iraquiana - informou ontem um porta-voz do Departamento da Defesa dos Estados Unidos. O incidente ocorreu no início da madrugada de domingo, elevando para 103 o total de soldados americanos mortos no Iraque desde 1º de maio, quando o presidente George Bush anunciou o fim da guerra. As vítimas integravam uma patrulha da 4ªDivisão de Infantaria, atacada com foguetes e disparos de armas leves. No dia anterior, quatro soldados haviam sido mortos na explosão de uma bomba em Bagdá e num choque com milicianos xiitas em Kerbala.

  A emboscada de Kirkuk não foi o único incidente de ontem. Comboios militares americanos foram alvejados por granadas de morteiro nas regiões de Al-Kalla e Faluja. Em Faluja, um caminhão carregado de munição e outros dois foram destruídos. Uma grande multidão de iraquianos gritando lemas antiamericanos foi impedida de chegar aolocal por caças-bombardeiros F-16, que realizavam constantes vôos rasantes.

  Na localidade de Hawija, tropas americanas mataram três iraquianos, "revidando um ataque", segundo um porta-voz militar dos EUA. Enquanto isso, um funcionário do Ministério do Petróleo do Iraque desmentiu o fracasso, ontem, da retomada das exportações do produto por um duto que liga os campos do Norte do país à Turquia. De acordo com ele, os iraquianos promoveram apenas um "teste" de bombeamento e as exportações regulares não deverão ser retomadas tão cedo.








 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br