Entersoft lança Sistema 4 Dimensões e o que é melhor, a novidade pode rodar em qualquer aparelho
Andrea Pinheiro
Da equipe do DIARIO
A empresa brasileira Entersoft investiu R$ 10 milhões, em dois anos, para o desenvolvimento de uma tecnologia que promete dar o que falar. É o Sistema 4 Dimensões (S4D), um produto que reúne música, vídeo e arquivos multimídia num único CD. O melhor é que ele pode rodar em qualquer aparelho, como CD-player, DVD, em computadores e até em playstation. O segredo da tecnologia é o VCD (Video Compact Disc), um formato, já muito popular na Ásia, que comporta áudio e vídeo.
Os primeiros lançamentos da empresa foram os multiokês, CDs que, além de trazerem o karaokê, podem ser rodados nos cd-players comuns para quem deseja escutar apenas o áudio. "A distribuição começou com o multiokê do Gugu, que tem mais de trinta títulos, com vários estilos musicais", conta o empresário Permíno Moreira Neto, presidente do conselho de administração da Entersoft. Depois, vieram o de Raul Gil, o da Turma da Mônica. "Jjá vendemos mais de um milhão de CDs", diz.
Esta semana, foi lançado o de Carla Perez, voltado para o público infantil. Ele traz fotos, jogos, além do karaokê. E vem por aí o de Angélica, o Botequim do Ratinho, o de Amaury Júnior (etiqueta), o do chef Olivier Anquier (receitas), o de Eliana, o da Banda Calypso e toda uma linha gospel. "Estamos com o calendário de lançamento cheio", comemora Moreira. Além de acordo com as gravadoras, a Entersoft também faz CDs para empresas, e manuais de instrução e produtos para cursos.
De acordo com Moreira, algumas das grandes vantagens do produto é preço, que sai igual a de um CD comum, e dificuldade de pirateá-lo. Cada CD vem com uma selo holográfico e um número de série. "Além disso, todo exemplar é premiado, ou seja, quem compra um, recebe um encarte com um cupom. Daí, é só mandar e receber outro CD", diz. A partir do próximo ano, o prêmio vai mudar, os compradores concorrerão a uma geladeira, por exemplo.
Desenvolvida no laboratório da Entersoft, localizado em São Paulo, a tecnologia S4D foi patenteada em diversos países e a empresa já começou a fazer negociações com Japão,Itália, Portugal e Estados Unidos. "Nós podemos fazer a produção e distribuição dos CDs, mas quem preferir pode licenciar o sistema e pagar royalties", explica Moreira.
andrea@pernambuco.com
Serviço
Entersoft - (11) 3065.5151
www.ondisc.com.br