Edição de Domingo, 21 de Setembro de 2003
 
Início Diario de Pernambuco Mundo Líder iraquiana sofre atentado

Diario

Índice Geral
Expediente
Ed. Anteriores
Assinaturas
 

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista da TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Loterias

 

Mundo

Líder iraquiana sofre atentado

Nenhum grupo rebelde assumiu a responsalidade pelo tiros disparados contra a ministra

BAGDÁ - Seis pistoleiros feriram gravemente sábado Aquila Al-Hashemi, uma das três mulheres que integram o Conselho de Governo provisório do Iraque, informaram autoridades militares americanas. Aquila responde pela pasta de relações exteriores do conselho. Ela é o único membro do governo provisório iraquiano que também colaborou com o regime de Saddam Hussein. Aquila era uma das principais assessores do ex-chanceler iraquiano Tarek Aziz.

  Nenhum grupo rebelde iraquiano responsabilizou-se pelo atentado, que ocorreu perto da casa da ministra. Segundo testemunhas, os agressores estavam no interior de um jipe. Lançaram duas granadas contra o carro da ministra. Notando que ela não havia sido atingida, fizeram vários disparos com arma de fogo, ferindo também um irmão dela, o chofer e um dos guarda-costas. Aquila foi baleada no estômago, ombro e pés.

  A escolta da ministra respondeu ao fogo, matando um dos atacantes. A ministra foi levada ao hospital Yarmuk, na capital iraquiana, onde a submeteram a três horas decirurgia. Posteriormente, a transportaram para um hospital de campanha americano, instalado no aeroporto, aparentemente em conseqüência de seu estado, apontado pelos médicos como "extremamente grave".

  O administrador americano do Iraque, Paul Bremer, condenou o ataque, classificando-o de "agressão brutal e sem sentido contra o povo iraquiano". Aquila é o primeiro membro do conselho iraquiano a sofrer um atentado. Ele é integrado por 25 personalidades do país - 13 muçulmanos xiitas, 5 muçulmanos sunitas, 5 curdos, 1 cristão e 1 turcomano. As outras duas mulheres que o compõem são Rayá Habib al-Juzaai e Sondul Shabuk Omar, que representa a minoritária comunidade turcomana.

  Criado pelas forças de ocupação anglo-americanas, o conselho tem por tarefa governar o país em estreita colaboração com a administração americana, chefiada por Bremer, até a realização de eleições e a constituição de um governo democrático, provavelmente no próximo ano.

BERLIM - O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, e o presidente francês, Jacques Chirac, foram recebidos hoje, em Berlim, pelo chanceler alemão Gerhard Schroeder, numa reunião sobre o Iraque. Os três se reuniram na sede do Ministério das Relações Exteriores alemão. Ao final do encontro, os líderes afirmaram terem concordado que a ONU deva desempenhar um papel importante na reconstrução do Iraque.

  A reunião tenta afastar os fantasmas que surgiram durante a guerra no Iraque, quando Paris e Berlim se opuseram ao conflito anglo-americano e fizeram um acordo comum para uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU.

  A cúpula tripartite ocorre após a reunião bilateral de quinta-feira entre Schroeder e Chirac, na qual se tratou do futuro do Iraque. Os dois líderes manterão encontros bilaterais com Bush em meio as sessões da assembléia da ONU. Washington tenta convencer a comunidade internacional a envolver-se mais no esforço militar e financeiro do pós-guerra no Iraque. Os EUA, no entanto, não abrem mão do comando militar e político da ocupação.

  Para conseguir aprovar uma resolução do Conselho de Segurança que lhe favoreça, a administração Bush estaria empenhada em obter apoios da Rússia e da China - dois dos cinco membros permanentes do conselho - e da Alemanha para tentar isolar diplomaticamente a França, segundo o jornal The New York Times.

  Uma porta-voz do governo francês, no entanto, afirmou que Paris não pretende rejeitar propostas americanas sobre o Iraque, apesar de manter sua posição de defender a rápida entrega do poder no país aos iraquianos.








 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br