Empresa investiu cerca de R$ 6 milhões em modernização de subestações e telecomunicações
Micheline Batista
DA EQUIPE DO DIARIO
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) deverá concluir no ano que vem a automatização de todas as suas subestações. Das 121 distribuídas em todo o Estado, 110 já estão automatizadas. A previsão é que sejam automatizadas este ano mais três subestações, ficando o restante para 2004. De 2001 para cá, quando teve início a montagem do Centro de Operações Integradas (COI), no Recife, a empresa investiu cerca de R$ 6 milhões em automatização e telecomunicações.
A Celpe é a única concessionária de energia do País a ter um centro de operações integrado único, gerenciando subestações, 565 alimentadores e 53 chaves de 15 kilovolts (kV) instaladas em postes de distribuição de energia. Tudo controlado remotamente, a partir do edifício-sede. Isso representa mais de 45 mil pontos de supervisão e controle que são monitorados em tempo real, conferindo mais agilidade no atendimento a irregularidades no fornecimento.
"Muitas vezes adotamos procedimentos que o cliente nem percebe, nos antecipando à falta de energia em determinada área", explica o diretor de Gestão de Ativos da Celpe, Gustavo Alencar. Se a interrupção não puder ser evitada, a Celpe consegue, através de telecomandos no COI, reduzir a área atingida e remanejar cargas das adjacências.
A estrutura que existia anteriormente compreendia 30 centros de operação da distribuição espalhados pelo Estado, três centros de operação regionais (Recife, Caruaru e Serra Talhada) e um centro de operação do sistema. "Embora esse modelo prestasse serviços de qualidade, não atendia aos requisitos de padronização e atualização tecnológica", justifica Gustavo Alencar. Segundo ele, agora, todos os 2,3 milhões de clientes da companhia podem ser atendidos da mesma forma e com a mesma rapidez, esteja no Grande Recife ou em Petrolina, a 774 quilômetros da capital.
O grande alcance do COI se deve a uma rede de fibra óptica própria de aproximadamente 500 quilômetros, num trecho que vai do Recife até o Interior do Estado, aos links com a operadora de telecomunicação e a um anel óptico de 150 quilômetros na Região Metropolitana. Tanto o Centro de Operações quanto o Departamento de Automação e Telecomunicação da Celpe possuem certificação ISO (9002 e 9001, respectivamente), garantindo a padronização dos processos.