Edição de Quarta-Feira, 3 de Setembro de 2003
 
Início Diario de Pernambuco Viver Trabalho em Processo no Hermilo

Diario

Índice Geral
Expediente
Ed. Anteriores
Assinaturas
 

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista da TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Loterias

 

Viver

Trabalho em Processo no Hermilo

TEATRO/ DANÇA

Tatiana Meira
Da equipe do DIARIO

Não é muito comum que a platéia e criadores de grupos de dança e teatro atuantes em Pernambuco troquem idéias e opiniões. Este intercâmbio que tende a ser proveitoso para os dois lados envolvidos ficará mais intenso a partir de hoje, com a estréia do Trabalho em Processo, projeto que leva ao público espetáculos de dança e teatro ainda em estágio de construção. A iniciativa é do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo e, para esta primeira experiência, foi convidada a Compassos Cia de Dança.

  Com direção geral e coreografias de Raimundo Branco, a Compassos apresentará trechos do espetáculo Corda de Caranguejos, durante três quartas-feiras, às 20h. Após os ensaios, o grupo abrirá espaço para discutir com o público seu processo criativo. "Não é algo finalizado e as pessoas podem nos procurar para inscrever projetos de forma contínua, democratizando o acesso. Este é uma idéia que temos vontade de implantar desde maio do ano passado, quando assumimos a direção do Centro", esclarece AdrianaFaria, diretora do Apolo-Hermilo.

  Desde então, já foram realizados projetos como O Solo do Outro, em maio, onde criadores imaginavam coreografias inéditas para um intérprete com quem nunca tinham trabalhado e Dança Contemporânea no Teatro Apolo, em março, com debates e apresentações da Cia dos Homens, Vias da Dança, Cia de Peter Dietz e a própria Compassos. Estes projetos serão reeditados em 2004. "As idéias que funcionaram bem farão parte de nosso calendário anual de eventos", explica Adriana Faria.

  

CARANGUEJOS - O espetáculo da Compassos faz parte de uma pesquisa poética do corpo e sua relação com o binômio espaço-tempo, que a companhia desenvolve há quatro anos. O estudo teve início com Oratorium, montagem de 1999. Agora, dois signos costuram este mergulho na investigação do trabalho corporal: a corda e o foco. Movimentos delicados se mesclam com ações mais fortes e a cenografia e o figurino são simples e urbanos, com elementos como tijolos e vestimentas do cotidiano. O elenco é formado por nove bailarinos, incluindo o diretor.

  "O retorno para a companhia e para a platéia é muito proveitoso", defende Adriana Faria, contando que o espetáculo Um Livro de Fábulas, do grupo de teatro Marco Zero, que vai estrear no Teatro Joaquim Cardozo, na Madalena, surgiu desta maneira, trocando experiências entre diretores e as crianças da comunidade do Pilar. Em outubro, quem exibe seu Trabalho em Processo é a companhia de teatro Escambo, com o espetáculo Noturno.

Serviço

Trabalho em Processo, com ensaios abertos de Corda de Caranguejos
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (av. Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife)
Quando: Sempre às quartas, às 20h, nos dias 3, 10 e 17 de setembro
Quanto: Entrada franca
Informações: 3224.1114/ 3424.5429








 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br