Edição de Quinta-Feira, 21 de Agosto de 2003
 
Início Diario de Pernambuco Viver Literatura popular em Portugal

Diario

Índice Geral
Expediente
Ed. Anteriores
Assinaturas
 

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista da TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Loterias

 

Viver

Literatura popular em Portugal

Escritora resgata obra do poeta Simões Dias em palestra no Gabinete Português de Leitura

Na região de Beira-Serra, distrito de Coimbra, em Portugal, viveu o poeta popular Simões Dias. Numa aldeia pequena (atualmente possui apenas 500 habitantes), cantou as coisas da terra. E assim sua obra resistiu ao tempo, sendo relembrada em diversas ocasiões por artistas da região. Para falar sobre o trabalho dele, a escritora Beatriz Alcântara fará a palestra Simões Dias na Literatura Portuguesa. O evento começa às 19h, no Gabinete Português de Leitura.

  Apesar de ter produzido literatura popular, Alcântara afirma que Simões tinha um lado erudito, com a métrica muito correta. "Além disso, foi um grande professor universitário e deixou algumas publicações", diz. Ela explica a própria ligação com o poeta pelo fato de ter todos os avós nascidos naquela região. Assim, nas visitas feitas ao local, a escritora produz fotografias e muitas serão mostradas em slides, no evento. Ela lembra, ainda, outro aspecto do poeta: em um dos muitos mandatos como deputado, instituiu o Dia de Portugal na data da morte de Camões (10 de junho).

  Na ocasião, o público terá acesso a alguns livros publicados por Alcântara. Dos 13 títulos que escreveu ao longo da trajetória, trará quatro: Folha de Prata (2002), Raízes do Tempo (2000), O Portal e a Passagem (1998) e Água de Pedra (1996). (M.E.A.)








 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br