Vale Tudo (1988)
"Não me convidaram/Pra esta festa pobre/Que os homens armaram/Pra me convencer/A pagar sem ver/... /Não ofereceram, nem um cigarro, fiquei na porta estacionando os carros/Não me elegeram chefe de nada/O meu cartão de crédito é uma navalha/Brasil mostra a tua cara/Quero ver quem paga/Pra gente ficar assim/Brasil qual é o teu negócio/Confia em mim...". A música Brasil, de Cazuza, George Israel e Nilo Romero, na voz de Gal Costa, foi o tema de abertura da novela Vale Tudo (Globo), exibida em 1988, às 20h. Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres, e sob direção de Dennis Carvalho e Ricardo Waddington, a trama girava em torno da honesta Raquel Aciolli (Regina Duarte) e de sua filha, Maria de Fátima (Glória Pires), que tinha a certeza de que a honestidade não valia nada. A mãe pensava o contrário. Para ela, só o trabalho era capaz de dar dignidade.
Abandonada pelo marido, não hesitou em enfrentar o dia-a-dia como guia de turismo. Enganada pela filha, que vendeu a única casa da família, em Foz de Iguaçu, para tentar a vida no Rio, foi atrás da moça. No Rio, conheceu e se envolveu com Ivan (Antônio Fagundes). De vendedora de sanduíche natural na praia, passou a dona de uma rede de restaurantes. A trama sofre uma reviravolta quando Raquel encontra US$ 800 mil perdidos pelo desonesto empresário Marco Aurélio (Reginaldo Faria), e não fica com o dinheiro, como desejava Ivan.
Porém, os dólares desapareceram graças a um plano de Fátima, e Raquel pensou que tivesse sido Ivan. Eles romperam e Ivan se casa com Heleninha Roitman (Renata Sorrah), uma artista plástica alcoólatra, dominada pela mãe, a poderosa Odete Roitman (Beatriz Segall, inesquecível no papel). Uma mulher perigosa capaz de tudo para atingir seus objetivos e que vivia um amor com o jovem César (Carlos Alberto Riccelli). No capítulo 193, a vilã Odete foi assassinada com três tiros. O mistério durou apenas 13 dias, mas parou o país para a revelação: "Quem Matou Odete Roitman".
Foi Leila (Cássia Kiss), que disparou sua arma contra a vilã,por engano! Ela pensava que quem estava ali com seu marido, Marco Aurélio, era a sua suposta amante, Maria de Fátima. Odete e Marco Aurélio retratavam o que havia de ruim e corrupto no país, enquanto Raquel e Ivan simbolizavam a vida de milhões de brasileiros. Novela com Natália Thimberg, Lídia Brondi, Marcelo Novaes, Adriano Reys e grande elenco.