Vitória do brasileiro por nocaute técnico saiu nos últimos segundos do combate contra o argentino Jorge Barrios
O brasileiro Acelino Freitas, o Popó, derrotou, no último sábado, por nocaute técnico no 12º assalto o desafiante argentino Jorge Barrios, e manteve os títulos da Organização e da Associação Mundial de Boxe. É a 34ªvitória do brasileiro, 31 por nocaute, que manteve a invencibilidade na carreira.
Apesar do nocaute, o combate foi duríssimo para Popó, que chegou a ser derrubado duas vezes pelo argentino, no 8º e 11º assaltos. O brasileiro ostentava uma ligeira superioridade no combate, até o penúltimo assalto, antes de sofrer a segunda queda. Nesse assalto, Popó sofreu um forte castigo do argentino, mas reagiu, e no toque do gongo, contratacou com um direto de direita e derrubou Barrios.
No último assalto, Popó iniciou com uma sequência de bons golpes que acertaram em cheio o rosto do argentino, que sentiu e caiu. Barrios tentou continuar, mas, já cambaleante e após levar mais uma saraivada de socos, foi "abraçado" pelo árbitro, que interrompeu a luta, dando a vitória a Popó.
Já no início do combate dava aimpressão que Popó derrubaria Barrios nos assaltos iniciais. O brasileiro tomou a iniciativa e castigou Barrios no final do primeiro assalto, que sentiu os golpes e por pouco não caiu. Nos assaltos seguintes, a superioridade de Popó já não era tão evidente. Barrios tomou a iniciativa do combate e, aos poucos, equilibrava as ações. No terceiro, os dois pugilistas fizeram um combate franco, mas Popó prevaleceu e contra-atacou com eficiência, abrindo o supercílio esquerdo do argentino.
Faltando 20 segundos para o final de um morno oitavo assalto, Barrios atingiu com uma esquerda o rosto de Popó, que caiu. No nono e décimo assaltos, Popó tentou reagir e tomou mais a iniciativa do combate, lançou golpes melhores que seu adversário e levou vantagem.
Mas o melhor do combate estava reservado para o fim. No primeiro minuto do 11º assalto, Popó sofreu um potente golpe de direita de Barrios e desabou. Popó sentiu o golpe, ficou acuado e passou o assalto todo se esquivando dos ataques de Barrios. Mas, no último segundo do assalto, Popó viu a guarda de Barrios aberta e desferiu uma forte direita em Barrios, que caiu. O argentino não se recuperou completamente da queda anterior e Popó partiu para o ataque no último assalto. O brasileiro desferiu uma sequência de golpes que derrubaram Barrios.