Edição de Sábado, 8 de Março de 2003
 
Início Diario de Pernambuco Vida Urbana Polícia faz oficina na Mata Norte

Diario

Índice Geral
Expediente
Ed. Anteriores
Assinaturas
 

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista na TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Loterias

 

Vida Urbana

Polícia faz oficina na Mata Norte

Na tentativa de reduzir os índices de violência contra a mulher na Zona da Mata Norte, o Departamento Policial da Mulher realiza hoje um trabalho educativo na comunidade de Gutiúba, município de Itaquitinga, onde está localizado o único dos 30 assentamentos rurais comandado por exclusivamente por mulheres em Pernambuco. A Zona da Mata Norte foi escolhida pela Polícia Civil por ter sido a líder em casos de violência contra a mulher no ano passado. Segundo levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde em , 34% das mulheres da região admitiram sofrer agressão física ou psicológica.

  Muitas dessas mulheres vítimas de agressões físicas terminaram dependentes do álcool e os filhos. A pesquisa da OMS também concluiu que 24% das trabalhadoras rurais nunca haviam revelado a violência para ninguém. "Com essa oficina que estaremos fazendo hoje com as mulheres, pretendemos transformar esse quadro", declarou a delegada Cláudia Molina, chefe do Departamento Policial da Mulher (Dpmul). Segundo ela, as palestras serão ministradas em outros 12 assentamentos da Zona da Mata até o final de junho.

  Na Região Metropolitana do Recife, o Dpmul verificou que até o dia 28 de fevereiro o bairro de Água Fria foi o que mais registrou denúncias de violência contra a mulher. Dos 1.002 casos notificados na Delegacia de Santo Amaro, 14,53% referem-se a moradoras do bairro. Boa Viagem e o Ibura empataram com 13,67% dos casos. "Estaremos iniciando ações nos bairros para conscientizar a população e tentar reduzir a criminalidade".

  Na quinta-feira, às 14h, no auditório da Polícia Civil, rua da Aurora, acontece um simpósio sobre o homem agressor. No encontro, serão abordados temas como a crise na masculinidade, o perfil do agressor e terapias de casais. A novidade ficará por conta da reabertura do plantão da delegacia da mulher de Santo Amaro, antiga reivindicação das feministas. A partir da próxima sexta-feira, os plantões estarão funcionamento diariamente.


Voltar






 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br