(Atualizado no dia 18/09/2002)
 
Início Diario de Pernambuco Informática Viagem movida a tecnologia num bimotor

Diario

Índice Geral
Expediente
Ed. Anteriores
Assinaturas
 

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista na TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Loterias

 

Informática

Viagem movida a tecnologia num bimotor

AVENTURA

Celso Calheiros Da equipe do DIaRIO

Em geral, os jogadores do Flight Simulator têm um sonho em comum: pilotar um avião. Os consumidores das novas tecnologias também tem seu plano de vida: usar, para valer, essas coisinhas pequenas, digitais, úteis, capazes de fazer rápido o que antes levava um tempo (ou nem possível era). Com 90 livros sobre tecnologia, o escritor José Antônio Ramalho é um bom exemplo dos dois perfis. Desde quinta-feira, está realizando seu sonho.

  O veículo será um bimotor Sêneca II, fabricado pela Embraer. Ramalho, aos 40 anos, terá como parceiro de viagem o empresário Odilon Monteiro, 50 anos, o projeto é ambicioso. Fazer a Volta das Américas em 40 mil quilômetros. Levantam vôo em São Paulo e longo roteiro rumo ao Norte até bater no Alasca. Dão a volta e apontam a hélice para o Sul, até encontrarem a ponta do chamado Cone Sul, no extremo Ushuaia.

  Embora, no catálogo da Embraer, o Sêneca tenha seis lugares, o avião foi adaptado para a missão e terá quatro lugares. Vai preencher o espaço vago uma parafernália de eletrônicos capaz de se destacar em qualquer show room de feira de tecnologia. Um notebook Dell, com Pentium 4, dois PDA iPAQ Pocket PC H3760, HP Jornada 568 (com câmera digital), dois celulares Siemens com tecnologia GSM.

  Os computadores de mão da HP terão usos diferenciados. O iPAQ Pocket PC vai auxiliar na navegação do avião, graças a um cartão que transforma o PDA em um aparelho de GPS (Global Position System), que permite a exata localização da aeronave. O HP Jornada 568 vai guardar contatos e agendas de comunicação da tripulação e estará sincronizado com o notebook conectado à Internet, para servir como mais uma forma de armazenamento das informações da equipe.

  O notebook Dell também estará conectado à rede pelo telefone Globalstar, ligado direto ao satélite. Os celulares Siemens vão permitir a comunicação de voz e dados. A conexão dos computadores com a web poderá ser feita por meio do celular S40, modelo com modem embutido.

  Por atuar nas três freqüências da tecnologia GSM, esse telefone pode ser usadono Chile, Peru, Bolívia, Venezuela e El Salvador. O celular S45 vai permitir o acesso ininterrupto à internet em alta velocidade via GPRS. Assim, Ramalho e Monteiro vão ter um diário de bordo virtual; os comentários poderão ser gravados no próprio aparelho, em formato digital, e enviados para sites que se disporem a acompanhar a aventura.

  A viagem poderá ser totalmente acompanhado pela internet, no site Volta das Américas (www.voltadasamericas.com.br) ou no site da Intel.








 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br