Edição de Quinta-Feira, 11 de Abril de 2002
 
Início Diario de Pernambuco Vida Urbana Quadrigêmeas nascem em maternidade do Recife

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista na TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Assinaturas e Renovações
 
Expediente
 
Edições Anteriores do Diario de Pernambuco
 
Loterias




Vida Urbana

Quadrigêmeas nascem em maternidade do Recife

Primeiro parto começou à 0h26 de ontem e meninas estão passando bem

Talita Vasques
especial para o DIARIO

Quatro bebês nascidos de uma só vez, formados de um só espermatozóide e um só óvulo e gerados em uma só placenta. A chance disso ocorrer: uma em 512 mil. A doméstica desempregada Josefa Maria da Conceição, 25 anos, acabou se inserindo nesta estatística ao dar à luz quadrigêmeas univitelinas, na madrugada de ontem, na maternidade da Encruzilhada. A primeira menina nasceu de parto normal, à 0h26. Seis minutos depois, as outras três já estavam aos cuidados de uma equipe de 12 pessoas, entre pediatras, anestesistas, e auxiliares de enfermagem, comandada pelo obstetra Stefam Rios.

  Nascidos prematuros no oitavo mês de gestação, os quatro bebês foram logo em seguida levados para o berçário de alto risco. Mesmo assim, todas passam bem, com um peso que varia de 1,210 quilo a 1,430 quilo. "Elas estão evoluindo bem, recebendo oxigênio, e dentro de uma semana já poderão ir para o Canguru (etapa em que a mãe permanece com o filho no quarto, mantendo-o junto ao corpo)", conta a pediatra Igara de Castro. Para ajudar Josefa durante essa fase de proximidade do bebê com a mãe, que poderá durar até um mês, a orgulhosa avó, Irene Maria da Conceição, também ficará no hospital. O pai das crianças, o auxiliar de serviços gerais José Luiz do Carmo, 49 anos, deverá visitar as crianças ainda hoje.

  Mesmo sabendo da responsabilidade futura, a mamãe Josefa, que já tem um outro filho - Tiago, de 1 ano e dez meses - passou o dia de ontem com um largo sorriso. "Estou muito feliz. Daqui para frente, só Deus sabe como será, mas quem já cuidou de um, cuida de mais quatro", afirma, contando ainda que a primeira menina a nascer se chamará Maria Vitória, sugestão do doutor Stefan. As outras terão o nome de Maria Paula, Maria Raiane e Maria Raquel.

  Mas não é só a família das pequenas Marias que está radiante. Doutor Stefam também não conseguia esconder a satisfação. "Foi muito gratificante participar do parto das quadrigêmeas. Com 13 anos de profissão, sei que provavelmente esta será uma experiência única na minha carreira e que outros profissionais não terão a mesma oportunidade", revela. Stefam Rios acompanhou o pré-natal de Josefa no Centro de Saúde de Vitória, desde o sexto mês. "Foi eu quem identificou que Josefa estava esperando as quatro meninas e quem a trouxe para Recife. Programei um parto cesária para o dia 25. Por coincidência, Josefa começou sentir as contrações justamente no dia e na hora do meu plantão".


Leia Mais...

Pobreza e medo do futuro







 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br