Internet condominial libera linha telefônica e leva banda larga para os moradores
Se você estiver cansado do acesso discado à internet, uma boa solução é procurar seus vizinhos e tentar convencê-los a montar uma rede condominial. São várias as vantagens em relação ao acesso comum, como a oferta de banda larga e liberação das linhas telefônicas. Existem, basicamente, dois modelos de web para condomínios, via rádio e por cabo. O primeiro dispensa o uso de cable modem, o acesso é feito através de antenas e com um sistema sem fio. O segundo usa a tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line).
Os micros são cabeados em uma única antena parabólica instalada no topo do prédio. A antena de rádio, por sua vez, se comunica com outra localizada no provedor, transmitindo os dados na rede. A ligação entre os computadores da empresa ou condomínio pode ser feita por switch ou hub, dependendo da opção do cliente. Alguns usuários já se queixaram que a conexão cai frequentemente em época de mau tempo.
Através da tecnologia ADSL, o acesso é feito por meio de cabos. O edifício é ligado a uma central de conexão com o provedor, então, a partir de uma conexão, o sinal chega até o ponto de presença do provedor mais próximo ao edifício, onde se conecta a outro modem ADSL. Depois disso, o sinal chega aos servidores do provedor e é enviado para a internet.
Alguns provedores estão aproveitando a infra-estrutura da TV Cidade (Cabo Mais) para oferecer internet em banda larga. Acontece que nesse modelo, apesar de cabear os prédios, a empresa não oferece acesso condominial, o link para a web é individual. Vale lembrar que ao escolher esse modelo, o usuário precisa se tornar assinante da TV. Coisa parecida acontece com quem escolhe o Velox, da Telemar, que utiliza tecnologia ADSL. A operadora não permite o compartilhamento do serviço.
A maioria dos provedores que oferecem internet para condomínio exige que, no mínimo, dez apartamentos estejam interessados no serviço. A NeoLine é exceção. Pede apenas sete moradores. Em alguns casos, quanto maior o número de apartamentos com a web instalada, menor o valor da mensalidade.