Edição de Domingo, 6 de Janeiro de 2002
 
Início Diario de Pernambuco Economia Alta velocidade atrai internautas

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista na TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis

 

Serviços

Assinaturas e Renovações
 
Expediente
 
Edições Anteriores do Diario de Pernambuco




Economia

Alta velocidade atrai internautas

Maioria dos usuários da rede diz que planeja ter acesso em banda larga nos próximos seis meses

Micheline Batista

DA EQUIPE DO DIARIO

A Internet em alta velocidade ainda é um sonho de consumo para a maioria dos brasileiros, mas o interesse está crescendo. Segundo a última pesquisa Internet Pop, do Ibope, 12% dos internautas que possuem acesso convencional planejam ter acesso em banda larga à Internet nos próximos seis meses. O estudo, realizado no Distrito Federal e nas principais regiões metropolitanas do Brasil, inclusive Recife, mostra que o número de internautas que possuem conexões rápidas é pequeno (8%), porém bastante fiel. Cerca de 97% deles estão satisfeitos com o serviço.

  Para os usuários domésticos, a Internet em banda larga é sinônimo de linha telefônica desocupada e qualidade nas reproduções multimídias, como jogos em rede, salas de bate-papo com webcam, vídeos e música, disponíveis 24 horas por dia. Para os usuários corporativos, a vantagem é poder estar sempre conectado, em tempo real, com seus clientes e fornecedores. Isso reduz custos com telefone e agiliza a comunicação em geral, além de acabar com aquela parafernália de bobinas de fax dentro dos escritórios. Para ambos, vale a possibilidade de baixar grandes arquivos em questão de segundos.

  No Recife, tanto o mercado residencial quanto o corporativo contam com algumas opções de banda larga em ISDN (uso de duas linhas digitais funcionando juntas, caso do DVI da Telemar), ADSL (que aumenta a capacidade da linha telefônica usando um dos canais para a transmissão de dados), cable modem e rádio. A maioria dos provedores de Internet oferecem o serviço, além das operadoras de telefonia. A velocidade média varia de 64 kilobits por segundo (kbps) a 512 kbps, superior, portanto, ao tradicional acesso discado via modem de 56 kbps.

  O ideal é, antes de contratar, comparar preços e características de cada produto de acordo com suas reais necessidades. Operadoras de telefonia como Embratel e Intelig, por exemplo, estão se especializando no serviço de redes e circuitos especializados para o mercado corporativo, facilitando a comunicação interna eo acesso à Internet em alta velocidade. Os custos, no entanto, ainda são considerados altos para as micro e pequenas empresas.

  Para se ter uma idéia, um link entre Recife e São Paulo com velocidade 64 kbps, incluindo o roteador, pela Intelig, sai em torno de R$ 1.480,00 mensais, sem impostos. Um acesso dedicado à Internet através da rede IP da Intelig custa a partir de R$ 540,00 por mês, também sem impostos e sem taxa de instalação.

 


Leia Mais...

Transmissão necessária

Futuro é promissor







 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br