(Atualizado no dia 03/01/2002)
 
Início Diario de Pernambuco Carro Xsara vitaminado na versão Paris

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista na TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Assinaturas e Renovações
 
Expediente
 
Edições Anteriores do Diario de Pernambuco




Carro

Xsara vitaminado na versão Paris

Aparentemente trata-se de um Xsara como todos os outros. Por fora, nenhum logotipo identifica o que está por baixo do capô do modelo, que, ao contrário do conhecido motor 1.6 16V, recebeu um propulsor 2.0 16V. A nova opção faz parte de uma série limitada a apenas 270 unidades. A versão avaliada, Paris de cinco portas, tem preço básico de R$ 37.690,00.

  Com acabamento tão bom quanto o da versão 1.6 16V, o Xsara 2.0 16V se destaca mesmo pelo desempenho, garantido pelos 138 cv a 6 mil rpm e 20 kgf/m de torque a 4.1 mil rpm. Os números, segundo a fabricante, confirmam essa impressão: 210 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em nove segundos. O consumo urbano, medido pelo DIARIO, ficou em 8,3 km/l.

  Conduzí-lo na cidade é bastante agradável, já que o modelo ganha e retoma velocidade com rapidez. Não é preciso reduzir marchas a toda hora, isso porque o motor ganha força já entre 1.5 mil e 2 mil rpm. A partir dos 3 mil rpm, o Citroën mostra muita disposição, fazendo o ponteiro do conta-giros seguir rápido até a faixa vermelha.

  Apesar de ter boas relações e engates precisos, o câmbio manual de cinco marchas poderia oferecer um acionamento um pouco mais suave, como o da direção hidráulica. Assim como acontece na versão 1.6 16V, a estabilidade é outro ponto forte do modelo, mas a maior "disposição" do motor obriga o condutor a ter mais cuidado para não entrar rápido demais nas curvas. A suspensão segura bem o Xsara em trajetos sinuosos e os pneus 195/55, com rodas de liga aro 15" ajudam a manter o modelo estável.

  Bem adequados à nova motorização, os freios a disco nas quatro rodas tornam o hatch bem seguro. Um diferencial importante trazido pelo sistema: quando o pedal do freio é acionado bruscamente, as luzes de alerta são acionadas automaticamente, o que serve como uma indicação a mais para que outros motoristas percebam que há uma situação de risco.

  Externamente, o Xsara de cinco portas traz pára-choques, maçanetas das portas, puxador da tampa traseira e frisos laterais da mesma cor da carroceria. Nas capas dos retrovisores, a pintura semelhante à do carro combina com a cor preta.

Por dentro, o acabamento e o conforto agradam. O modelo traz direção hidráulica com ajuste de altura e profundidade. Todos os vidros são elétricos e os da frente contam com teclas com função "toque rápido". O carro traz ainda ar-condicionado e toca-discos (opcional) com frente fixa, visor de cristal líquido (acima do aparelho) e controles na coluna de direção.

  Para a segurança, duas bolsas infláveis frontais e duas laterais, terceira luz de freio, cintos de três pontos para os cinco ocupantes - há ajuste de altura para todos, menos para quem viaja no meio do banco de trás.

  O ponto negativo é o espaço para quem viaja atrás. Apesar da altura da capota ser boa (mesmo para pessoas mais altas), o espaço para as pernas é apertado, o que acaba cansando os passageiros em percursos longos.

  O Xsara Paris oferece como opcionais pintura metálica perolizada, computador de bordo, sensor de aproximação traseiro e teto solar elétrico, equipamentos que custam R$ 3.630,00 a mais.








 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br