Vagas para especialistas em meio ambiente crescem 100% e graduação é cada vez mais requisitada
Aumento do número de vagas e do tempo de espera por um profissional qualificado. Esta é a situação para muitas empresas do País que buscam profissionais especializados na área ambiental. A informação é da gerente do Banco de Vagas do site Catho Online, Rosângela Margarido. Segundo ela, o aumento de vagas para os profissionais com especialização na área ambiental cresceu mais de 100% nos últimos meses. Ela destaca que foram abertas no site da consultoria Catho (www.catho. com.br) em junho deste ano, cerca de vinte vagas para profissionais com especialização na área. Já em agosto, o número de vagas abertas chegou a sessenta.
Rosângela destaca ainda que as vagas abertas para o setor demoram mais tempo do que o normal para serem preenchidas. "Enquanto uma empresa geralmente localiza o profissional desejado em até 45 dias, a procura por um especialista em meio ambiente ultrapassa este período", analisa. Segundo Rosângela, os profissionais mais procurados são os engenheiros, geólogos e químicos com especialização, mas existem até mesmo vagas para jornalistas especializados. Ela exemplifica, destacando uma vaga que foi aberta por uma conceituada entidade ambientalista, desde o dia 17 de agosto e até agora não foi preenchida.
cursos - Para atender à demanda por cursos de especialização em meio ambiente, já existem algumas instituições com cursos renomados no mercado. Entre elas está a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, que tem cursos, com ênfase em pós-graduação, nas áreas de educação, gestão e direito ambiental.
Já a empresa Proenco Brasil, em convênio com destacadas instituições de ensino superior do Brasil e do Exterior e com o apoio das câmaras de indústria e comércio Brasil-Alemanha é responsável pelo primeiro MBA Internacional em Gestão Ambiental do País. Este MBA é um programa de educação continuada com 360 horas aula, no nível de pós-graduação, destinado aos profissionais que pretendem gerenciar trabalhos ambientais.
Segundo Luís Sans Castro, diretor-presidente da Proenco Brasil, além do aperfeiçoamento profissional, um dos principais atrativos para quem procura o MBA Internacional em Gestão Ambiental é a diferença salarial entre os profissionais que possuem uma especialização e os que têm apenas o curso técnico. A afirmação de Luís pode ser comprovada com os resultados de uma recente pesquisa salarial realizada pelo Grupo Catho. Segundo a pesquisa, os profissionais com especialização, como o doutorado e o mestrado, recebem, em média, 100% a mais do que os funcionários de empresas que não têm especialização. O aumento tem sido crescente pelas vagas no curso de MBA. "Devido ao sucesso, já estamos programando para o ano que vem o lançamento do MBA Internacional em Projetos Ecoturísticos e o curso de Direito Aplicado à Gestão Ambiental", antecipa.
Serviço
MBA Internacional em Gestão Ambiental
Período de realização - dez meses
Empresa Responsável - Proenco Brasil
Próxima Turma - Abril/2002
Informações - (21) 2220.3727