Além de batuques, cidade baiana passa a ofecerer boas opções de trilhas para quem curte ecoturismo
Everton Venâncio
especial para o DIARIO
Nada de bundinhas rebolando pela praia. Tampouco batuques e baladas ensurdecedoras arrastando milhares de foliões saltitantes ao som do axé music. Pelo contrário. Barulho aqui não existe... Nem pensar. E por incrível que pareça, você está em Porto Seguro. Realmente, difícil de acreditar, mas como dizem por aqui, "sorria, você está na Bahia". Desde o último dia 28 de agosto, nem só de festanças, carnavais, fanfarras, praias e capetas - tradicional bebida da região - vivem os turistas que desembarcam em Porto Seguro.
A bola da vez chama-se Parque Ecológico do Santuário de Santo Antônio, que acaba de ser inaugurado. Um complexo ecológico instalado a cerca de trinta quilômetros da cidade de Porto Seguro que está mudando a rotina turística da região. Aqui, o cenário é outro. O esquema, como dizem os baianos da região, é outro. É poder respirar o ar puro e úmido de trilhas emaranhadas na ainda virgem região da Mata Atlântica. É poder passear de chalana e de jangada pelo Rio Santo Antônio, que corta a região e acaba por desembocar no marzão de nosso Deus. É deixar que a natureza envolva sua áurea e seja capaz de fazer esquecer todos os aborrecimentos da vida urbana. "É uma das formas de manifestação da paz que a natureza foi capaz de nos dar", define o guia Lucio Panerai. Um gaúcho que largou os pampas da Região Sul do País para viver parte do seu tempo na região do sul da Bahia.
NATUREZA - Lugar ideal para quem gosta de animais. Lugar onde a família de macacos pregos vem ao nosso encontro e até passeiam dependurados no ombro. Destino para quem gosta da natureza. "Os macaquinhos costumam receber bem todos os convidados", garante uma das responsáveis pela preservação da fauna da região, a baiana apelidada de Lila. Outros anfitriões, como o macaco sagüi, o jacaré do papo amarelo, a tartaruga jabuti e até a temida cobra sucuri são vistas com freqüência na região. Todos eles já adaptados à tradicional preguicinha baiana. Aquela preguiça até no jeito de falar de um baiano do pé rachado que sempre soletra bem devagar."Ohrei! A Bahia é a terra da magia", sempre em movimentos calmos. Movimentos e estilo que fazem bem aos turistas que chegam para relaxar.
Já nas trilhas, os visitantes que se aventuram a percorrer as trilhas Tupã e Tupi Mata Atlântica encontram belíssimas paisagens com percursos sobre terra e passarelas suspensas por riachos em trechos que podem chegar a até dois mil metros de caminhada. No descanso, a dica é comer doces caseiros da região, saborear licores exóticos, experimentar Tilápias - peixes naturais da Indonésia - produzidos em laboratório para que não apresentem excessivo número de espinhas e que, diga-se de passagem, têm uma carne deliciosa. "Esse lugar é justamente tudo aquilo que não se encontra em São Paulo", define a paulistana e advogada Rosa Dummont, 43 anos, que estava de férias na região de Porto Seguro e resolveu conhecer o parque.