Universidade Católica lança empresa júnior gerenciada por alunos sob a supervisão de professores
Cleide Galdino
Da equipe do DIARIO
Conhecer bem o mercado, ainda durante o curso universitário, para saber conquistar uma vaga de trabalho depois da graduação é um privilégio que os alunos das empresas juniores estão conquistando. Depois da UPE e UFPE, a Unicap acaba de entrar para o lista das universidades que contam com iniciativas do gênero, criando a Unicap Jr.
Definida como multidisciplinar, a empresa júnior da Católica vai prestar serviços a instituições públicas e privadas, além de associações. "Os alunos desenvolverão projetos de assessoria e consultoria, implementando soluções que satisfaçam às empresas", explica a assessora da Unicap Jr, Cláudia Satie Hamasaki, ex-diretora da empresa júnior da Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (USP).
Alunos de todos os cursos da universidade podem participar da Unicap Jr. No momento, três projetos estão em andamento: um de consultoria, um convênio com o Banco do Brasil para o acompanhamento de projetos financiados pelo programa Brasil Empreendedor, e outro interno paraconcorrer ao Prêmio Senead, promovido pela Federação Nacional de Estudantes de Administração.
Todos os projetos são orientados por professores e podem reunir alunos de áreas distintas. Os cursos aptos a receberem demandas para projetos são os de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Relações Públicas, Turismo, Serviço Social, Fonoaudiologia, Psicologia, Computação, Estatística, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Sociologia, Pedagogia, Letras, Química, Matemática, Física, Biologia, Geografia, Filosofia e História.
BOLSA - Quando trabalha no desenvolvimento de um projeto, o estudante recebe, em média, uma bolsa mensal de R$ 200,00 para trabalhar quatro horas por dia. A remuneração do professor pode chegar a R$ 30,00 por hora. "Os professores tanto podem requerer remuneração como fazer o trabalho gratuitamente. Depende de cada um", diz Aluísio Gondim da Silva, 25 anos, aluno do 8º período de Economia e diretor-administrativo da Unicap Jr. Segundo ele, a empresa júnior não tem fins lucrativo, o que torna os projetos desenvolvidos mais baratos que os de outras instituições. "É um trabalho qualificado a baixo custo", opina a professora Cláudia Satie Hamasaki.
Como membro da diretoria-executiva, Aluísio Silva não tem direito a qualquer remuneração, de acordo com o estatuto da empresa júnior. A sua responsabilidade, entretanto, não é menor por isso. Ele elabora todos os contratos da Unicap Jr, controla a entrada e saída de dinheiro, entre outras atribuições. "Nós temos a responsabilidade de conquistar o nosso mercado. Por isso, a experiência do aluno na empresa júnior é fundamental", acredita.
Para Cláudia Hamasaki, o trabalho na Unicap Jr ajudará os alunos a aliar o estudo à prática, sem complicar o período de aulas, como ocorre quando eles arranjam estágios de oito horas. "Eles aprendem a negociar e saem um pouco da sala de aula par ter contato com a realidade da carreira", ressalta.
Serviço
Unicap Jr - (81) 3216-4168
E-mail unicapjr@hotmail.com