Edição de Terça-Feira, 19 de Junho de 2001
 

Início Diario de Pernambuco Verissimo

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista na TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Assinaturas e Renovações
 
Expediente
 
Edições Anteriores do Diario de Pernambuco




Verissimo

O candidato ideal

O Éfe Agá disse para o Financial Times que uma vitória da oposição em 2002 não deve assustar os investidores estrangeiros porque o PT não é tão ruim assim e o PT vai anunciar que, se vencer, seu programa econômico será o atual com alguns ajustes, ou que o governo Éfe Agá também não é tão ruim assim. Violinos ao fundo etc. Tenho uma idéia para tornar o clima ainda mais cor de rosa: por que não lançar como candidato da oposição em 2002, para concorrer com o escolhido pela situação, barrar o Ciro Gomes e o Itamar e assegurar a continuidade do modelo, Fernando Henrique Cardoso?

  Não sei como é a lei da elegibilidade quanto a um terceiro mandato, mas modificações da Constituição, como se sabe, podem ser compradas. Fernando Henrique tem um passado de luta na esquerda, como o Lula, com a vantagem de ter uma imagem mais aceitável para a classe média e o empresariado, melhor dicção e - depois de oito anos na presidência - a experiência administrativa que falta ao Lula. Como candidato da oposição, terá um palanque para expandir sua tese de que a culpa pela crise de energia é do PFL e do São Pedro, nesta ordem. Sua primeira declaração como candidato de uma coalizão de esquerda à sua sucessão seria "Esqueçam tudo que eu fiz e lembrem do que eu escrevi", desarmando qualquer tentativa de responsabilizá-lo pelo seu próprio governo.

  Como não sabia do que se passava nem no gabinete do seu secretário particular e foi surpreendido com a notícia da falta de energia, entre outras, Fernando Henrique é dos poucos brasileiros com autoridade moral para dizer que nunca se envolveu com este governo - e para acusar o Itamar Franco, que inventou a candidatura de Éfe Agá, de ser o causador de tudo que está aí. Finalmente, o maior atrativo de Fernando Henrique Cardoso como candidato de uma frente de oposição comandada pelo PT é que, entre todos os candidatos, ele é o único que certamente manteria o Malan no Ministério da Fazenda.








 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br